Exposição “Histórias que Inspiram” dá visibilidade às trajetórias de trabalhadores da limpeza urbana em São Paulo

0
34

O CECaf foi palco de emoção, arte e transformação no último sábado (13), com a realização da exposição “Histórias que Inspiram”, iniciativa criada pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o SIEMACO-SP e o SEAC. A mostra reuniu produções artísticas que retratam as trajetórias de vida, trabalho e superação de profissionais da limpeza urbana, asseio e conservação.

A exposição teve como principal objetivo dar visibilidade a histórias reais que, muitas vezes, permanecem invisibilizadas no cotidiano da cidade. Por meio da arte e da educação, os alunos ressignificaram experiências marcadas por desafios, preconceitos e lutas diárias, evidenciando a dignidade e a importância desses trabalhadores para a sociedade.

Durante o evento, o público pôde conferir uma diversidade de formatos artísticos, incluindo obras literárias, podcasts, fotografias, jogos educativos e até uma peça teatral colaborativa. Todas as produções foram desenvolvidas pelos alunos, que transformaram vivências pessoais e coletivas em um verdadeiro manifesto de resistência, identidade e valorização humana.

Para a coordenadora do CECaf, Roberta Butolo, a iniciativa demonstra o papel transformador da educação. “Ver essas histórias sendo ressignificadas em arte e consciência coletiva mostra o poder transformador da educação”, afirmou.

O presidente do SEAC/SP, Rui Monteiro, também destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor e para o reconhecimento dos trabalhadores. “Valorizar as histórias de quem atua diariamente na limpeza urbana, no asseio e na conservação é reconhecer o papel essencial desses profissionais para o funcionamento das cidades. Iniciativas como essa aproximam a sociedade da realidade do setor e reforçam o compromisso com a dignidade, a inclusão e o respeito ao trabalho”, afirmou.

Além de promover reflexão e sensibilização, a exposição reforça o CECaf como um espaço de educação cidadã, inclusão social e valorização dos trabalhadores, especialmente daqueles que atuam em setores essenciais e, muitas vezes, pouco reconhecidos. A iniciativa também evidencia a importância da parceria entre entidades sindicais, educacionais e representativas na construção de uma sociedade mais justa e consciente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here