Inovação em Serviços: reconhecimento facial e assinatura eletrônica

0
107

Pilares da inteligência artificial, essas tecnologias têm revolucionado o cotidiano das empresas

Dando continuidade a série de matérias sobre impacto das inovações no setor de serviços, esta semana o tema é o uso da biometria no dia a dia das empresas do setor de serviços, especialmente as que terceirizam mão de obra. Outra novidade tecnológica que tem facilitado a vida das empresas é a assinatura digital. Ambos os temas foram apresentados pelo representante da Totvs, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Serviços da companhia, Marcelo Marcelo Bomura Abe, a biometria facia é uma tecnologia que auxilia os processos de identificação de pessoas, e pode ser utilizada em diversos segmentos de negócio, trazendo comodidade e segurança. Qualquer demanda que exija a autenticação de identidade pode ser feita pelo reconhecimento de face, seja em agências bancárias, hospitais, aeroportos, em entregas de produtos e nas rotinas internas das empresas.

“O reconhecimento facial, antes visto como uma inovação muito distante, já é uma realidade que pode trazer muitos benefícios e facilidades no dia a dia, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. Com a biometria, o colaborador faz a batida de ponto eletrônico sem mistério e o sistema pode ser acessado por qualquer dispositivo móvel, a exemplo de smartphone ou tablet, tótens, CPF ou QRCode”, explicou Abe, complementando que como a ferramenta melhora a gestão de RH e facilita a vida dos colaboradores.

Outra inovação, a assinatura eletrônica permite autenticar e aprovar documentos com validade jurídica. Com a pandemia, as empresas e pessoas passaram a firmar contratos apenas por e-mail, evitando o contato físico por conta das medidas de prevenção contra a Covid-19. E isso impulsionou ainda mais a disseminação da assinatura eletrônica entre as empresas. A partir dos meios digitais, é possível confirmar uma identidade e obter consentimento em diversas questões. E, segundo o gerente da Totvs, cada vez mais a assinatura eletrônica ocupa o lugar da assinatura manual.

“Em geral, trata-se de uma ferramenta de modernização das empresas, pois alia uma inovação tecnológica a uma etapa comumente manual e burocrática. No caso da nossa solução, ela permite que ocorra a assinatura digital e que esta fique armazenada na nuvem. Fica a cargo de cada organização definir sua modalidade de assinatura, que tem sua validade jurídica aplicada a partir de exigências como integridade, autenticidade e registro. No caso, a validade jurídica de uma assinatura eletrônica vai depender do seu nível de confiabilidade. E é para isso que o certificado digital serve, essa camada a mais de confiabilidade. Se você tem ferramenta web e mobile, ela te oferece praticidade, redução de custo, segurança e mobilidade”, afirmou Abe.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here