Abrava é a mais nova associada da Cebrasse

0
96
Arnaldo Basile
Arnaldo Basile

Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) é uma gigante que fala, hoje, em nome do setor perante Ministérios, Agências Governamentais, Instituições de Ensino, Associações de Classe, ligadas direta ou indiretamente ao segmento da Refrigeração e Ar-Condicionado. O âmbito de abrangência e atuação é nacionalmente reconhecido. Criada em 15 de novembro de 1962 por um grupo de lojistas comerciantes localizados na região central de São Paulo, que atuavam na área de refrigeração.

Com o passar do tempo várias empresas e profissionais ligados diretamente a manufatura e a prestação de serviços, como projetos manutenção e instalações de sistemas de refrigeração e ar-condicionado, começaram a interagir e interessar para tratar das suas questões profissionais e empresariais de maneira mais abrangente. A partir dessa movimentação a Abrava foi tomando corpo e representatividade em nível nacional porque foi a partir dessa movimentação, em São Paulo, que empresa de profissionais de outras regiões começaram, então, a criar interes e também pelas questões mercadológicas características do setor.

Ao longo dos seus últimos 30, a Abrava vem desenvolvendo relações associativas com as principais entidades associativas e institutos da América do Norte Europa e Portugal. Isto propiciou representatividade à atuação da Associação no âmbito internacional e concedeu credibilidade e representatividade para a entidade realizar workshops, seminários e congressos internacionais”, explicou Arnaldo Basile, presidente da Associação.

Estrutura

  • A Abravain tegra o ICARHMA,Instituto internacional de fabricantes de refrigeração e ar-condicionado que congrega as 11 maiores associações do mundo, ou seja a entidade é reconhecida como uma das 11 maiores associações internacionais.
  • A Abrava é fundadora da FAIAR que neste ano celebra 21 anos de existência e congrega todas as associações latino-americanas além de Espanha e Portugal.
  • A representatividade da Abrava lhe credenciam para responder pelo CB 55, Comitê Brasileiro nº 55 da ABNT, responsável pela elaboração, revisão, adaptação e edição de todas as Normas do setor da Refrigeração e do Ar Condicionado.
  • A Abrava está constituída atualmente de 14 departamentos nacionais onde cada um deles congrega as empresas que atuam nos seus respectivos nichos de mercado. Neles são tratadas as questões mercadológicas de interesse das sociedades perante as autoridades e demais órgãos associativos. Além disso, conta com cinco comitês permanentes de atividades com atuações multidisciplinares.
  • A Abrava é de longa data o Fórum de discussões e análises mercadológicas das empresas e profissionais do setor da Refrigeração e do ar condicionado. Foi uma das, ou talvez a primeira associação do Brasil a instituir o compliance, o que permitiu a todas as empresas associadas tratarem de seus assuntos de maneira transparente no que diz respeito às questões mercadológicas voltadas para os profissionais do setor e o mercado consumidor. Isso deu tranquilidade e legitimidade para a Abrava atender as necessidades das empresas do setor.

Atuação durante a pandemia de Covid-19

No que diz respeito à covid-19 a Abrava teve atuação decisiva no combate à doença. Nas primeiras semanas dos lockdowns decretados pelo governo de São Paulo, o setor jurídico conseguiu junto à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo o reconhecimento que as atividades dos setores de ar condicionado e refrigeração eram essenciais para a mitigação e combate ao Coronavírus.

As empresas e profissionais do setor da Refrigeração e do ar condicionado atenderam às necessidades da sociedade baseadas fundamentalmente nos conceitos da distribuição de ar, da filtragem, ou seja, limpeza do ar, da renovação do ar, e das boas práticas de manutenção e operação dos sistemas de ar condicionado. Esses fundamentos são internacionalmente reconhecidos como as principais providências para mitigar a contaminação da covid-19. Graças a interação com institutos e associações internacionais, os profissionais e empresas brasileiros estão permanentemente atualizados em relação às boas práticas operacionais, aplicando as tecnologias mais atualizadas para criar ambientes seguros e saudáveis”, explicou Basile.

Em resumo, o impacto nos negócios relacionados com manutenção e qualificação de sistema de ar-condicionado e qualidade interna do ar ambiente são, de fato, requisitos importantes para a segurança dos usuários e funcionais para as empresas do setor, que vêm desenvolvendo negócios com prosperidade e, principalmente, gerando oportunidades de emprego e trabalho dignamente remunerados. “Há diversos profissionais de outras áreas que identificam no nosso segmento, oportunidades interessantes de atuação profissional. Isto significa mais geração de empregos e oportunidades de trabalho, e arrecadação de taxas e impostos, o que beneficia fortemente a economia, e os governos nas três esferas, Federal, Estaduais e Municipais”, destacou o presidente da Abrava.

Clima

Quanto às questões climáticas e de saúde pública, a Abrava, explicou Basile, sempre atuou muito próxima do Ministério do Meio Ambiente. Todas as ações desenvolvidas no setor têm sido acompanhadas e fortalecidas pelos Departamentos da Abrava que atuam muito em linha com o MMA para evitar problemas como, por exemplo, o vazamento acidental de gases refrigerantes que provocam danos à atmosfera.Outra questão fundamental é a constante busca por soluções tecnológicas e operacionais para reduzir o consumo de energia elétrica e melhora da eficiência energética, não somente dos equipamentos, mas dos sistemas e sub-sistemas.

A Abrava enviou dois representantes a Glasgow em novembro de 2021, para participarem da COP-26 e acompanhar o lançamento do livro da CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, intitulado Acordo Ambiental de São Paulo – 56 cases de sucesso na agenda climática. A abrava foi a primeira associação a celebrar formalmente esse acordo com a CETESB em 2019, cujo objetivo é incentivar empresas associações e entidades governamentais a se comprometerem voluntariamente com a redução da emissão de gases de efeito estufa para conter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius”, informou o presidente.

Segundo ele, a Associação contribuiu com um dos 56 cases dessa agenda e tem replicado a repercussão deste efeito a todo o mercado da Refrigeração e do ar-condicionado no Brasil e na América Latina, para servir como exemplo aos usuários e Órgãos Governamentais Oficiais. A calculadora de qualidade do ar é um dos mais importantes assuntos desenvolvidos recentemente que tem a ver com esse compromisso da entidade.

Parceria Cebrasse e Abrava

De acordo com Arnaldo Basile, duas das mais importantes missões da Abrava estão fundamentadas no desenvolvimento tecnológico e nas boas práticas operacionais, que dão ênfase à elaboração de projetos corretamente dimensionados de maneira a atender as necessidades dos usuários, da correta instalação dos sistemas, da manutenção, operação e controle de sistemas, conforme o já consagrado termo PMOC.

O presidente da Associação acredita que nos tempos atuais, impulsionados pela pandemia da covid-19, é imprescindível que profissionais devidamente qualificados, capacitados e habilitados executem projetos que atendam às necessidades dos usuários profissionais. Que realizem instalações corretamente. E também é preciso ter profissionais que saibam operar, controlar e manter o sistema de refrigeração e ar-condicionado.

Não podemos nos esquecer que o Brasil necessita urgentemente gerar empregos e oportunidades profissionais dignamente remuneradas! O setor de serviços é o maior empregador atualmente no Brasil, e o setor de refrigeração e ar-condicionado oferece oportunidades importantes, estimadas em quase meio milhão de profissionais. Não estamos falando somente de novos sistemas de refrigeração e ar-condicionado, mas principalmente nas dezenas de milhões de equipamentos instalados em todo o Brasil e que necessitam de manutenção e operação correta, sem contar que muitos desses sistemas necessitarão em algum momento serem retrofitados, reparados e até mesmo trocados, dependendo do ciclo de vida útil, que pode variarem função do uso e de região para região do Brasil”, explica.

Para Basile, a parceria Cebrasse – Abrava é encarada como um passo importantíssimo para elevar o nível profissional do setor Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVACR). “Estamos muito contentes com essa parceria e temos certeza que os resultados aconteceram imediatamente”, concluiu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here