Bares e restaurantes levam pedido de desoneração da folha a pré-candidatos

0
8
Bares e restaurantes levam pedido de desoneração da folha a pré-candidatos

Segundo Solmucci, presidente da Abrasel, a desoneração deveria preceder a reforma tributária, que aumentaria a carga do setor

Donos de bares e restaurantes estão fechando os tópicos que pretendem apresentar aos pré-candidatos à Presidência neste ano. Um dos pontos principais será o pedido de desoneração da folha de pagamento.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, afirma que, diante da inflação, os estabelecimentos estão com dificuldades de fechar as contas e quase 40% deles estão operando com prejuízo.

“A gente só se mantém no Simples Nacional hoje pelas questões do INSS. Se não tivesse o peso do INSS sobre a folha de pagamento, seria mais vantajoso hoje para as empresas saírem do regime. Nós não queremos ter essa amarra de ser obrigados a viver no Simples. Queremos crescer como qualquer outra empresa”, diz.

Segundo Solmucci, a desoneração deveria preceder a reforma tributária, que aumentaria a carga do setor.

“Nós não estamos contra a reforma tributária, mas achamos que a condição para que ela aconteça é que haja um conforto para o setor, que só virá com a desoneração da folha. Os 17 maiores setores do país estão desonerados. E a pequena empresa está onerada. Não faz sentido”, diz.

Em janeiro, Bolsonaro sancionou a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de setores como construção civil, fabricação de veículos e calçados. O mecanismo permite que as empresas paguem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários.

Solmucci diz que a entidade está esperando a definição das chapas para enviar um documento com as demandas; Mas a ideia, segundo ele, é que a pauta saia dos bastidores e tenha um debate mais amplo. A entidade já está preparando para maio uma campanha em apoio à ampliação da reforma trabalhista, outra pauta do setor.

Fonte: Abrasel | Folha de S. Paulo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here