Aprenda com o seu corpo, diversifique!

0
95
Aprenda com o seu corpo, diversifique!

Por Roberta Figueira

Vamos falar do asset allocation, que nada mais é do que a estratégia de alocação que vi​sa implementar a diversificação da liquidez em ações, renda fixa e fundos de investimentos

“Não coloque todos os ovos na mesma cesta”, Warren Buffet

Neste nosso encontro, vamos falar do asset allocation, que nada mais é do que a estratégia de alocação que vi​sa implementar a diversificação da liquidez em ações, renda fixa e fundos de investimentos.

Imaginemos o portfólio como sendo o nosso corpo. Vejamos, por exemplo, o sistema de sustentação: os ossos, cartilagens e tendões se prestam à proteção dos órgãos internos e à produção de células sanguíneas e sais minerais. O esqueleto é um dos principais componentes da base da máquina humana. Nos investimentos, a renda fixa desempenha este papel, e a partir dela agregamos e calibramos os demais ativos.

Já existindo a “caixa”, faz-se necessário preencher e sustentar o corpo, promovendo a movimentação, quer seja ela dos órgãos ou do próprio esqueleto. A máquina precisa do dinamismo. Nos portfólios, o investimento em renda variável, a parcela em ações, traz esta agilidade e mobilidade.

Ossos e músculos, por sua vez, requerem um elemento de ligação, algo que os envolva, proteja e garanta a continuidade da hidratação. Em termos financeiros, podemos dizer que os fundos buscam desempenhar este papel.

O corpo humano é a mais divina e perfeita definição de diversificação. A coexistência ordenada de sistemas, sendo nítidas as suas inter-relações e interdependência, reforça que o todo é maior que a soma individualizadas dos componentes.

Com esta ambição, é montada a estratégia do Asset Allocation e ela começa com a definição do perfil do investidor. Entender este conceito é fundamental para quem deseja ampliar a experiência e o escopo do seu investimento. O objetivo é maximizar o retorno possível, diminuindo o risco e aumentando o patrimônio líquido do investidor dentro dos parâmetros delineados no perfil.

O asset allocation é a calibragem da proporção que cada classe de ativo ocupará no seu portfólio. Não se trata de uma receita de bolo. Requer um profundo conhecimento da sua realidade, de forma a direcionar corretamente as participações individuais. Todavia, uma vez bem feito, é a garantia de um portfólio saudável e longevo.

Até breve!

Roberta Figueira tem 28 anos de carreira, com passagens por grandes bancos do mercado, como CCF, HSBC, Merril Lynch, UBS e Safra. Tem experiência em Gestão de Operações, Valores Imobiliários, Gestão de Ativos e Fundo de Fundos. É planejadora financeira com certificação internacional CFP®, aderindo assim ao código de ética e conduta da profissão com padrão internacional. Em 2022, conquistou o exclusivo selo de Assessoria Private Wealth Planning pela XP Investimentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here