Como aumentar a confiança empresarial

0
6

Confiança é provavelmente um dos maiores ativos de uma empresa. Aumentar a confiança empresarial fará com que sua companhia tenha melhor resultado comercial e sobretudo, maior facilidade de acesso a crédito.

Segundo a FGV, a confiança empresarial teve sua maior alta em nove meses. É claro que com um cenário de aumento no índice geral de juros, esse patamar pode diminuir.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 2,7 pontos (94,5 pontos no total) em Abril (2022), especialistas acreditam que o que motivou essa subida foi a melhora no cenário sanitário do país, trazendo mais liquidez e consumo para a economia.

Mas agora, pensando de forma prática e trazendo essa realidade para dentro de casa: como você pode aumentar o índice de confiança da sua empresa?

Principais pontos para aumentar a confiança empresarial

Além dos fatores socioeconômicos e geopolíticos, que na maioria dos casos não podemos controlar, veja a seguir um checklist prático para que você possa analisar as fortalezas e fraquezas da sua operação e aumentar a confiança empresarial.

Corrija a assimetria de informações

De forma simplificada, a assimetria de informações é o fato do tomador de crédito ter mais conhecimento sobre a sua própria situação do que o financiador. Ou seja, pela impossibilidade do financiador acessar informações do tomador, a confiança empresarial fica mais difícil de ser estabelecida.

Na plataforma da Antecipa Fácil , ajudamos a empresa cedente (tomador de crédito) a expor de forma estruturada as informações relevantes e com isso, é ajustada a assimetria de informações.

Tenha presença digital

Acredite, ter uma presença digital faz toda a diferença para o seu negócio. Um site atualizado com endereço e formas de contato, e-mail corporativo, redes sociais minimamente funcionais já trazem boas premissas para quem está analisando.

A tecnologia é uma excelente ferramenta para diminuir esse problema. De forma acessível, hoje é razoavelmente fácil e barato digitalizar o seu processo produtivo e financeiro através de alguma ferramenta de ERP (Enterprise resource planning).

Use o Openbanking a seu favor

Com a chegada do Open Banking, ficou mais fácil das PMEs compartilharem seu histórico de crédito entre bancos e instituições financeiras. Dessa forma, em alguns cliques é possível acessar anos de histórico de crédito trazendo mais insumo para análise.

Evite a inadimplência

Sabemos que toda empresa passa por momentos difíceis, mas zelar pelo cumprimento das obrigações comerciais e financeiras só trará vantagem competitiva para o seu negócio, e claro, aumentará sua confiança empresarial.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here