Protocolado pedido para inclusão de Facility Management na Classificação Brasileira de Ocupações

0
117
Protocolado pedido para inclusão de Facility Management na Classificação Brasileira de Ocupações

No final do mês de maio, o conselheiro de administração da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace, Franco Morais, representou a entidade em audiência, que contou com a presença do Ministro José Carlos Oliveira, realizada no Ministério do Trabalho e Previdência em Brasília-DF. Na pauta, o pedido de inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) das nomenclaturas de ocupações profissionais dos setores representados. No mesmo evento, foi protocolado o pedido desta inclusão para profissionais do setor.

Na ocasião, Franco Morais, teve a oportunidade de apresentar informações a respeito do Facility Management no Brasil e destacar a importância deste mercado para a economia do país. ” O atendimento ao pedido da ABRAFAC será mais um avanço para os setores representados, o que permitirá maior reconhecimento dos profissionais que atuam nas áreas do Facility Management, Property e Workplace”, defendeu o Conselheiro.

 

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores , e levada à sanção do Presidente da República.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here