Benefícios de um controle fiscal eficiente

0
96

A jaia Software e Cebrasse prestando serviço de informação na área fiscal!

A falta de controle fiscal em uma empresa pode favorecer problemas relacionados ao fisco, com chances de sofrer punições relacionadas ao pagamento de multas ou suspensão das atividades. Por outro lado, um controle bem executado pode trazer muitos benefícios à organizações. Os principais deles são:

Adequação à legislação

A principal finalidade do controle fiscal pode ser citada também como um dos benefícios deste cuidado: garantir que a empresa atua em conformidade com a lei. Quando todos os processos obrigatórios para recolhimento de tributos e impostos são realizados de forma correta, é possível garantir o funcionamento e saúde financeira da organização, sem complicações tributárias que podem ocasionar multas.

Economia com os impostos

O Brasil conta com diferentes regimes tributários — tais como Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Microempreendedor Individual. Cada um desses modelos possui regras específicas de funcionamento e recolhimento de impostos, e o enquadramento de uma empresa em um desses regimes varia conforme o modelo de negócio e seu faturamento.

As taxas de impostos pagos por uma empresa estão diretamente relacionadas ao regime tributário na qual ela se enquadra, e apenas um controle fiscal adequado é capaz de indicar qual a melhor escolha de modelo para seu negócio, minimizando assim a carga tributária e favorecendo as finanças da empresa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here