Haddad: Reforma do IR deverá ser adiada para 2025 por causa das eleições

0
42
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo o ministro da Fazenda, as eleições municipais deste ano criam um “problema de timing” que precisa ser considerado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a reforma do Imposto de Renda (IR) deverá ser adiada para 2025. Ele mencionou que as eleições municipais deste ano criam um “problema de timing” que precisa ser considerado no âmbito político.

Haddad afirmou que a questão do imposto de renda estará na pauta de 2024 dentro da reforma tributária, devido a uma emenda que estabeleceu um prazo para o governo apresentar uma proposta.

“Temos uma carga tributária sobre o consumo desproporcionalmente maior do que sobre a renda e o patrimônio. Essa reforma deve viabilizar a redução da carga sobre o consumo, o que permitiria uma alíquota de IVA menor. Tributa mais a renda, diminui o peso sobre o consumo e o efeito fica neutro sobre a carga tributária total”, disse​ em entrevista ao O Globo.

Conforme mencionado pelo ministro, a regulamentação da reforma tributária, aprovada em 15 de dezembro e promulgada em 20 de dezembro de 2023, figura como uma das principais prioridades para o ano de 2024.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here