No Dia Mundial da Água, associação ensina como evitar desperdícios durante a limpeza de ambientes comerciais e residenciais

0
22
Foto: Ievgen Sosnytskyi
Foto: Ievgen Sosnytskyi

Abralimp compartilha dicas essenciais para a economia de recursos hídricos e a conscientização sobre a importância da preservação desse bem tão precioso.

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março. A data foi criada para conscientizar as pessoas a respeito da importância da água e da sua preservação. Porém, o Brasil não tem sido bem-sucedido nessa missão. Por seis anos consecutivos, o desperdício de água potável tem aumentado no país, segundo o Instituto Trata Brasil. Grande parte da água desperdiçada é resultado do uso excessivo nos processos de limpeza.

Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos, a Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp) reforça a importância de adotar práticas conscientes e responsáveis em relação ao consumo de água.

Com a crescente escassez de água em muitas regiões do Brasil e do mundo, é fundamental adotar práticas sustentáveis para garantir a disponibilidade desse recurso vital para as gerações futuras”, alerta Nathalia Ueno, presidente da Abralimp. Para ajudar a resolver o problema, a organização preparou algumas orientações simples e eficazes para ajudar na economia de água na limpeza em ambientes comerciais e residenciais.

Máquinas a vapor – Por funcionarem apenas com o poder da água quente e da pressão do vapor, removem sujidades difíceis, assim como óleo e outras gorduras. Além do baixo consumo de água, promovem higienização de superfícies e um consumo energético médio.

Mops úmido e seco para piso frio – Evitam desperdício de água pois impedem que o líquido utilizado durante o processo de limpeza seja jogado no chão.

Químicos concentrados – Utilizam menos água em seu processo de fabricação e são da mesma forma eficientes na ação de limpeza, utilizando dosadores para diluição, que contribuem para o correto consumo de água, de acordo com a sujidade a ser limpa.

Produtos químicos – Bem utilizados, os produtos químicos resultam em economia de água, tempo e energia. Em uma remoção de cera em pisos, por exemplo, é possível reaproveitar a solução mais que uma vez antes de descartá-la, além de utilizar soluções em menores concentrações e com maior tempo de ação.

Lavadoras de alta pressão: Proporcionam rapidez na limpeza de escadarias, fachadas, halls, corredores, áreas de lazer e calçadas, com economia de até 80% do uso de água em relação à vazão de uma torneira convencional.

Equipamentos: Utilize torneiras com redutores de vazão e instale dispositivos economizadores de água nos sanitários. Faça a manutenção regular de encanamentos e torneiras para evitar vazamentos. E antes de tudo, promova a conscientização e a educação ambiental entre

colaboradores, clientes e familiares sobre a importância do uso racional da água.

Para conhecer mais sobre a limpeza profissional e como economizar recursos, a recomendação é visitar a Higiexpo, maior feira de produtos de higienização e limpeza da América Latina.

Agenda – 28 ª Higiexpo

Data: De 13 a 15 de agosto de 2024

Local: São Paulo Expo – Pavilhões 4 e 5

Horário: das 13h00 às 20h00

Mais informações em http://higiexpo.com.br/

Sobre a Abralimp

Fundada em 1986, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) tem como missão integrar, capacitar, promover, desenvolver e valorizar o mercado de limpeza profissional, proporcionando bem-estar e preservando a saúde e meio ambiente. Congrega cerca de 260 empresas associadas da cadeia produtiva do setor de limpeza profissional formada por distribuidores de máquinas, equipamentos, descartáveis e produtos, fabricantes e importadores de máquinas, fabricantes de equipamentos, dosadores e acessórios, fabricantes de químicos, fabricantes de descartáveis, prestadores de serviços e associados beneficiários.

Saiba mais em:

https://abralimp.org.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here