FENEP assina adesão na Confederação de Associações de Ensino Privado da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa

0
97
Amábile Pacios, vice-presidente da FENEP
Amábile Pacios, vice-presidente da FENEP

A vice-presidente da Federação Nacional de Escolas Particulares (FENEP), Amábile Pacios, assinou, nesta terça-feira (23), o termo de adesão da Confederação de Associações de Ensino Privado da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CAEP-CPLP). Nesta quarta-feira (24) foi realizada a 1ª Conferência Internacional da CAEP-CPLP, em Luanda, capital de Angola, com a participação de representantes de entidades representativas de outros oito países, além do Brasil.

O documento, também chancelado por integrantes de entidades representativas das escolas particulares de Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, oficializa a criação da CPLP, formalizando compromisso coletivo para com os princípios, valores e objetivos fundamentais da confederação e dando início a um projeto ambicioso e promissor para o ensino no conjunto de países da CPLP.

“É um passo muito importante para a FENEP. Estamos unindo forças para o intercâmbio de alunos, formação de professores, para as questões de defesa do setor, além de poder ajudar os países que são membros que tenham alguma dificuldade e precisarem de apoio”, comentou Amábile Pacios. Durante a programação da Conferência, a professora compartilhou seus conhecimentos e a realidade brasileira da educação inclusiva.

Representando o presidente da FENEP, Eugênio Cunha, o vice-diretor administrativo Lucas Machado da Silva, comentou sobre a importância da parceria. “A Fenep seguirá firme em sua missão de representar e defender a educação no Brasil e estamos convictos de que juntos com todos os membros da língua portuguesa, podemos fazer a diferença, moldando uma sociedade mais justa e preparando cidadãos competentes e éticos para os desafios do mundo”, disse em seu discurso.

“A participação da FENEP nesta conferência é de grande importância para todo o nosso setor, porque poderemos mostrar a grandeza da escola particular brasileira em todo o mundo, um dos motivos para recebermos o convite para fundar e integrar a CAEP-CLPL. A FENEP ultrapassa as fronteiras do Brasil e chega nas nações em que se fala a língua portuguesa. Nós estamos comprometidos a contribuir com a nossa experiência, como federação, e ajudar os países a caminharem no sentido de uma educação de qualidade”, comentou o presidente da FENEP, Eugênio Cunha.

A CPLP e a CAEP tem por objetivo promover a liberdade de ensinar e de educar e reforçar a cooperação para o desenvolvimento da educação em todos os países de língua portuguesa.

Aberta a líderes, educadores e profissionais da área da Educação de toda a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, esta Conferência tem ainda “como objetivos promover a discussão e troca de experiências internacionais sobre os desafios e oportunidades que estão a surgir na área da educação, bem como dar a conhecer projetos inovadores nesta área”, conforme nota divulgada pela entidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here