O Cadastro Positivo completou 5 anos na semana passada, com a participação de 87,17% da população economicamente ativa do país. Os avanços obtidos desde a promulgação da Lei Complementar 166, de 8/04/2019, foram celebrados em evento, que contou com a presença do presidente do SINFAC-SP e da ABRAFESC, Hamilton de Brito Júnior. A cerimônia, realizada em São Paulo, foi promovida pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), com apoio da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou da cerimônia, na última quinta-feira (8/8). O presidente da ABRAFESC e do SINFAC-SP aproveitou a ocasião para reforçar os contatos políticos do setor de fomento comercial. “Tive o prazer de encontrar o secretário da SPE [Secretário de Política Econômica, no Ministério da Economia], Adolfo Sachsida que, na gestão do Bolsonaro, geriu importantes projetos para o setor como a MP dos Cartórios, o Marco legal das Securitizadoras, o Marco Legal das Garantias e, inclusive, a Lei da ESC, cujo número é 167/19 de abril de 2019, exatamente um número após a lei do cadastro positivo”, comentou Hamilton.
O Cadastro Positivo conta com 167 milhões de registros únicos em sua base de dados e tem auxiliado a avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas. Com modelo de adesão automática, o cadastro se consolidou como um direito dos brasileiros reconhecido por seu duplo benefício. De um lado, ele permite que os credores tenham uma visão mais clara do comportamento financeiro dos tomadores e possam oferecer condições de crédito mais favoráveis a cada perfil. De outro, possibilita que consumidores pessoas físicas e jurídicas tenham visibilidade para crédito, promovendo a democratização do acesso a recursos financeiros.
Nestes cinco anos, o Cadastro Positivo permitiu a melhora da nota de crédito, indicador que, quanto mais alto for, possibilita condições de crédito mais justas. Segundo dados da ANBC, com o uso do Cadastro Positivo, 78% da população economicamente ativa registrou melhora em sua pontuação. Além disso, o programa permitiu que mais de 20 milhões de pessoas físicas e jurídicas tivessem visibilidade para crédito. Atualmente, o cadastro entra em sua quarta fase, com a entrada de empresas de saneamento, que pode incluir até 55 milhões de registros na base de dados do Cadastro Positivo, segundo o presidente da ANBC, Elias Sfeir.
Para saber mais sobre o Cadastro Positivo e assistir à transmissão do evento na íntegra basta acessar o canal da ANBC no YouTube: https://m.youtube.com/watch?v=akD3Wa3XMWo. Leia a matéria completa sobre a comemoração no site da Confederação Nacional das Instituições Financeiras. Confira abaixo algumas fotos do evento: