Programa de mentoria visa impulsionar lideranças femininas e promover a equidade de gênero no mercado, com encontros presenciais e online
A participação feminina em cargos de liderança no setor de limpeza profissional está em crescimento, mas ainda enfrenta desafios. De acordo com um levantamento interno da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), apenas 22% das empresas associadas possuem mulheres como representantes na associação.
Buscando mudar esse cenário, a UniAbralimp, centro nacional de excelência em conhecimento e formação em limpeza profissional, lançou a segunda edição do Programa de Mentoria para Mulheres. A iniciativa reforça o contexto de crescente discussão sobre a importância da diversidade nas lideranças corporativas e busca impulsionar a presença feminina em posições estratégicas e promover a equidade de gênero.
“Nosso intuito é criar um espaço de troca e crescimento, onde experiências e desafios sejam compartilhados, promovendo a transformação necessária para que essas mulheres alcancem novas metas”, destaca Ana Claudia Marigliani Chelucci, coordenadora da Fundação UniAbralimp.
A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte e orientação às profissionais do setor, contribuindo para aumentar a participação feminina em cargos de liderança. Com a participação de Renata Arrepia, especialista com 30 anos de experiência e formação em psicologia e coaching, a proposta do programa busca fortalecer a trajetória profissional de mulheres membros da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).
Uma das mentoras Fernanda Cerri, diretora da Câmara de Químicos da Abralimp, explica que o programa será um processo colaborativo, em que as mentoras estimularão reflexões sobre as experiências e objetivos das mentoradas. “Queremos proporcionar para as mulheres a troca de conhecimento e experiências para o crescimento e desenvolvimento dessas profissionais. Vamos dividir o conhecimento em busca de orientar na resolução de problemas que dificultam o crescimento”.
Fernanda destaca ainda que essa troca beneficia a todas as participantes. “A mentorada vai aprimorar suas habilidades e adquirir uma visão mais clara sobre como resolver desafios que enfrenta em sua carreira. Ao mesmo tempo, a mentora também cresce com esse processo, pois essa troca de experiências pode ajudá-la a enxergar com mais clareza questões internas, como o próprio relacionamento com sua equipe. O aprendizado é mútuo, o que faz com que o programa seja positivo para ambas as partes”, complementa.
A mentoria é oferecida tanto em formato presencial quanto online, permitindo a participação de mulheres de diferentes regiões. Na primeira edição do programa, em 2023, participaram mulheres de diversas localidades, incluindo a capital e interior de São Paulo, além de uma representante da Bahia.
A proposta, agora, é ampliar a abrangência e abrir novas turmas a cada semestre, reforçando o compromisso com o desenvolvimento contínuo das profissionais. As inscrições para futuras edições do Programa de Mentoria serão divulgadas nas redes sociais e canais de comunicação da UniAbralimp. “Mulheres do setor, não deixem passar essa oportunidade de potencializar suas carreiras e fazer a diferença”, conclui Ana Claudia.
Sobre a Abralimp
Fundada em 1986, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) tem como missão integrar, capacitar, promover, desenvolver e valorizar o mercado de limpeza profissional, proporcionando bem-estar e preservando a saúde e meio ambiente.
No seu quadro associativo, congrega as empresas de toda a cadeia produtiva do setor de limpeza profissional formada em sua categoria institucional por distribuidores de máquinas, equipamentos, descartáveis e produtos, fabricantes e importadores de máquinas, fabricantes de equipamentos, dosadores e acessórios, fabricantes de químicos, fabricantes de descartáveis, prestadores de serviços, além das empresas que se relacionam de forma direta e indireta com este grande setor, que representam 1,44% do PIB Brasileiro, com um faturamento de mais de R$ 40 bilhões, gerando mais de 1 milhão empregos diretos, segundo dados da Pesquisa de Mercado realizada pela Abralimp em parceria com a FIA, publicada em 2021.