O presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), João Diniz, esteve presente nas comemorações dos 76 anos do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP). O evento celebrou a trajetória da entidade e reforçou sua importância no fortalecimento do setor contábil e empresarial.
João Diniz destacou a relevância do Sescon/SP no cenário institucional e tributário. “É um sindicato muito antenado na parte institucional, na parte tributária, nos números, nos estudos, muito participativo. Ele é um exemplo de sociedade civil bem organizada, com foco, com determinação e em prol da sociedade. Realmente, é um orgulho ter o Sescon como um dos associados da Cebrasse e manter essa parceria tão forte ao longo do tempo. Parabéns, Sescon!”, declarou Diniz.
Na comemoração, o presidente do Sescon/SP, Antônio Carlos Santos, abordou temas fundamentais para o futuro da entidade e do setor. Ele ressaltou a importância da colaboração com outras entidades do setor, como a Cebrasse, a Fenacon e o Sistema CFC, para fortalecer a representatividade e ampliar iniciativas que beneficiem profissionais e empresas. Além disso, destacou que a educação continuada será um dos pilares de sua gestão, capacitando empresários e contadores para os desafios atuais e futuros. “O Sescon/SP também se coloca à disposição dos governos (Executivo, Legislativo e Judiciário) para colaborar com sua expertise técnica e conhecimento das necessidades dos contribuinte”, disse.
Antônio Carlos enfatizou ainda o papel estratégico da contabilidade como uma aliada essencial para o desenvolvimento do país, impactando empresas, contribuintes, governos e a sociedade como um todo. Outro ponto relevante foi a importância da transformação digital e da inovação, destacando o avanço da inteligência artificial, da digitalização e da sustentabilidade corporativa. Segundo ele, o objetivo da gestão será capacitar os empresários para dominar essas ferramentas e utilizá-las de forma estratégica. Por fim, abordou a reforma tributária como um marco que trará desafios e oportunidades, reforçando o compromisso do Sescon/SP em capacitar e orientar as empresas para uma adaptação eficiente e segura.
A história do Sescon/SP
Fundado em 12 de janeiro de 1949 como Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo, o Sescon/SP logo passou pelo processo de transformação para entidade sindical. Na década de 1960, sua base territorial e escopo de representação foram ampliados para incluir empresas de assessoramento, perícias e pesquisas no Estado de São Paulo. O reconhecimento oficial pelo Ministério do Trabalho veio em 1964, consolidando sua atuação no setor.
A entidade cresceu ao longo dos anos e, no final da década de 1970, adquiriu sua primeira sede própria no centro de São Paulo. Em 1987, passou a ser oficialmente denominado Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo.