Abrasel realiza pesquisa de opinião pública sobre origem da contaminação por Covid-19

0
2

Dentre os clientes contaminados pela doença, 50% afirma ter sido em festas fora do local de domicílio e 21% em transportes coletivos

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel) contratou pesquisa de opinião pública sobre a origem da contaminação por Covid-19, que foi realizada nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Fortaleza, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Inteligente (IBPI).

A pesquisa ouviu clientes e funcionários de restaurantes na capital, com realização de entrevistas diretas, por meio de questionário, em uma amostra de 108 restaurantes, dos 352 registrados pela Abrasel. A metodologia utilizada foi a de amostragem aleatória estratificada em dois estágios: o primeiro de restaurantes; o segundo estágio de amostras de 110 funcionários e 308 clientes.

A margem de erro prevista para esta pesquisa é de cinco pontos percentuais (para mais ou para menos) com um nível de confiança de 95%.

Na amostra, 66,3% dos entrevistados são clientes e 33,7% são funcionários de restaurantes em Fortaleza; 43,48% são do sexo masculino e 56,52% do sexo feminino.

A faixa de idade dos entrevistados está concentrada na faixa de menos de 44 anos de idade. Quase 80% declararam não ter contraído Covid-19.

Dentre os 20,29% que afirmaram ter sido contaminados, 50% dos clientes afirmaram ter sido em festas fora do local de domicílio; 21,16% em transportes coletivos; 10% no local de trabalho; 8,5% em festa familiar; 8% em visita a hospitais e clínicas; e em casa 2,34%. Já os funcionários dos restaurantes afirmaram ter sido contaminados em transporte coletivo (36,60%); em casa (23%); em visita a hospital e clínica (12%); em festa fora do domicílio (10%); no próprio restaurante onde trabalha (10%) e em festa familiar (8,40%).

Conclusões – Com base nas informações levantadas, nenhum dos 308 clientes que responderam o questionário declarou ter sido contaminado em restaurantes que frequentam.

Os 10% de funcionários dos restaurantes que declararam ter sido contaminados em seu local de trabalho têm o mesmo percentual de contaminação dos clientes em seus respectivos locais de trabalho. A contaminação é a mesma, tanto em funcionários quanto em clientes.

O grande foco de contaminação por Covid-19 é a festa fora do domicílio para clientes e o transporte coletivo para os funcionários dos restaurantes pesquisados.

Fonte: Abrasel.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here