‘Dia dos pais vai aumentar 20% do faturamento dos restaurantes’, diz associação

0
144
Clientes almoçam em um restaurante reaberto após a flexibilização das medidas de quarentena em 6 de julho de 2020, em São Paulo Foto: Miguel Schincariol/Getty Images
Clientes almoçam em um restaurante reaberto após a flexibilização das medidas de quarentena em 6 de julho de 2020, em São Paulo Foto: Miguel Schincariol/Getty Images

À CNN, presidente da Abrasel-SP, Percival Maricato, afirma que 30% dos estabelecimentos fecharam na pandemia e boa parte está endividada

Produzido por Renata Souza*, da CNN, em São Paulo
31 de julho de 2021 às 13:49

O governo de São Paulo anunciou a ampliação no horário de funcionamento de bares e restaurantes de São Paulo e, a partir deste sábado (31), os estabelecimentos poderão funcionar até meia-noite e com 80% de suas capacidades. Em entrevista à CNN, o presidente do conselho estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), Percival Maricato, disse que o setor espera ver o faturamento crescer no Dia dos Pais, em 8 de agosto.

“A gente acredita que em relação ao ano anterior nós possamos ter um aumento de faturamento de mais de 20%, as vezes até o dobro do que teve no ano passado. Depende muito das promoções dos estabelecimentos. Há uma diversidade.”

De acordo com Maricato, a flexibilização será mais visível no movimento de bares e restaurantes noturnos. “Com esta abertura quem mais está ganhando são os bares e estabelecimentos noturnos. As milhares de pizzarias de São Paulo, se você fecha às 20h, 21h, você praticamente não abre para o público. Estes terão melhores resultados.”

Em relação aos restaurantes, com funcionamento diurno, a expectativa é de uma retomada gradual. “Já para os bares a gente tem uma expectativa um pouco melhor, porque as pessoas querem se encontrar, querem ver seus amigos, namorar, viver, descontrair, até tomar um choppinho, jogar conversa fora”, explica.

Percival Maricato ressalta, no entanto, que apenas a reabertura não será capaz de cobrir o rombo orçamentário do sertor. “Isso ajuda a respirar, mas contribui muito pouco para pagar o acúmulo de dívidas com bancos, fornecedores, funcionários, locadores, distribuidoras de energia e água. Estas pequenas empresas acumularam dívidas nesses 16, 17 meses.” De acrodo com a Abrasel, 30% dos estabelecimentos, cerca de 12 mil na capital Paulista, faliu na pandemia. “E os que sobreviveram estão endividados e precisam de mais ajuda dos governos municipal, estadual e federal.”

O presidente defende uma abertura “com responsabilidade”. “Eles estão com as mesas distanciadas, sanitizando equipamentos, evitando aglomerações, fazendo tudo o que é possível”, pontua. Além disso, a Abrasel afirma que as modalidades take away e delivery vão continuar. “O delivery ajudou muitos restaurantes a sobreviverem e ele vai continuar”, afirma.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/07/31/dia-dos-pais-vai-aumentar-20-do-faturamento-dos-restaurantes-diz-associacao

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here