Cebrasse recebe certificação em LGPD

0
1164

O processo de certificação foi realizado pelo parceiro master da entidade, o Intuix/ETC2

Possuir uma certificação de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (a Lei nº 13/709/2018) é transmitir confiança, integridade e credibilidade. E a Cebrasse conquistou, em setembro, mais este diferencial, após um processo de implantação realizado pelo Intuix/ETC2, parceiro master da Central. De acordo com o presidente João Diniz, a obtenção da certificação é fundamental.

“Porque ao aplicar as boas práticas previstas na lei, é possível, como entidade representativa, alcançar predicados que defendemos, como transparências, confiabilidade, maior segurança e menos fraude. Enfim, os associados e nossa base em geral será beneficiada com esta certificação”, garantiu.

Os diferenciais também foram destacados pelo fundador do Intuix/ETC2, Paulo Roizman. “A distinção é absoluta no que diz respeito a garantia das informações, seja de colaboradores, seja de clientes, seja de associados, seja de cadeia de suprimentos, seja o que for, tudo o que for relacionado a Cebrasse. Ele dá uma garantia de que estão sendo usadas as melhores práticas no que diz respeito a LGPD”, explicou o especialista em segurança.

Segundo Roizman, no caso de qualquer problema, no que diz respeito à segurança da informação, a certificação é uma garantia de que a entidade preparou-se com as melhores práticas, seguindo a trilha de auditoria do que há de melhor na proteção de dados. “Obviamente, havendo qualquer problema, a Cebrasse aponta que já está certificada, então, é quase que certo que de lá não partiu nenhum falha relacionada à segurança da informação. Essa é uma garantia.”, destacou.

Processo

A certificação acontece com a adoção vários passos, cuja implementação acontece num prazo de cerca de 15 dias. O primeiro é a adequação, entender como é feito todo o processo de segurança, nomeação do Data Protection Officer (DPO), e também a realização de uma política interna. Posteriormente, quem será certificado, entra na plataforma do Intuix e responde o check-list que visa a conformidade com a lei.

Só depois é gerado um documento, de forma totalmente automática, que é disponibilizado para o cliente, no caso, a Cebrasse. O passo seguinte é a validação, a fim de ver se o documento está de acordo com a realidade do tomador. E cada documento possui uma particularidade específica. Assim, é realizado o compartilhamento do documento, a coleta de assinaturas e também a inclusão de outros dois documentos no site ou na plataforma do cliente.

Por fim, são geradas evidências de todas as boas praticas que foram realizadas no recebedor da certificação, e é finalizado com a auditoria, quando a ETC2 gera o atestado de conformidade. “São seis passos, cada um com sua responsabilidade específica”, detalha Roizman.

 

ASSOCIADOS DA CEBRASSE E EMPRESAS DIRETAMENTE LIGADAS TERÃO DESCONTOS EM TODO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO. CONFIRA NA ÍNTEGRA AS ENTREVISTAS COM PAULO ROIZMAN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here