Boletim Abrasel

0
138

A ABRASEL CADA VEZ MAIS FORTE!!!

Aconteceu na semana de 07 a 12 de fevereiro o 15° Encontro de Talentos da Abrasel. Este é o primeiro evento do ano, interno da Abrasel, onde se reúnem na Vila Mattioli (que fica localizada em Claudio – MG) praticamente todos os executivos do Brasil, alguns conselheiros, presidentes e a grande maioria…

Leia mais (https://sp.abrasel.com.br/noticias/noticias/a-abrasel-cada-vez-mais-forte/)


ABRASEL COMEMORA A APROVAÇÃO DO “PL DAS GESTANTES”

Projeto de Lei 2058/21 regulamenta regras para teletrabalho de empregadas gestantes não-vacinadas.

Na madrugada desta quinta-feira (17), foi aprovada em Plenário a PL 2058/21, que altera a lei que trata do afastamento das gestantes das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de Covid-19. Pelo projeto, as colaboradoras não-vacinadas contra a Covid-19 e que estiverem grávidas estarão liberadas para exercerem as atividades do trabalho de forma remota.

Leia mais (https://sp.abrasel.com.br/noticias/noticias/abrasel-comemora-aprovacao-do-pl-das-gestantes/)

COMO FOI O DESEMPENHO DO SETOR EM 2021?

Fechamos o segundo semestre com um crescimento real estimado em 3% em relação ao mesmo período de 2019, pré-pandemia. Para a ABRASEL, é um resultado muito positivo, motivado por várias questões, mas em especial, pelo fim das restrições, que aconteceu de forma mais consistente a partir de julho e agosto. (Clique aqui)

https://sp.abrasel.com.br/noticias/noticias/retroceder-com-a-reforma-trabalhista-seria-uma-tragedia-para-o-setor-de-bares-e-restaurantes/

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA SINDICATO PATRONAL

A pedido de entidades, entre elas a ABRASEL, o Ministério Público concluiu, após apuração preliminar, que há indícios de que o Sindresbar vem exercendo atividades antissindicais com a finalidade de dificultar a celebração de acordos coletivos entre as empresas. Estamos acompanhando para informar a categoria dos possíveis desdobramentos.

LANÇADA A ESCOLA DE MARMITARIA

Com palestra do Dr. Percival Maricato, será aberta a Escola de Marmitaria. O setor de alimentação fora de casa vem se desenvolvendo, dirigido a pessoas de baixa renda, mas que também tem sido explorado por grandes chefs e com faixas de preço diferenciadas.

ABRASEL SP MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM PL DO VENENO

Após passar na Câmara um PL sobre liberação de defensivos agrícolas (pesticidas, para muitos), ele foi enviado ao Senado. Vários técnicos criticam a amplitude prevista no PL e suas implicações sobre os alimentos. A ABRASEL SP, através de seu presidente, Joaquim Saraiva, se manifestou junto ao presidente do Senado pleiteando que os senadores ouçam esses técnicos antes da aprovação do PL. Se eles tiverem razão, o PL pode prejudicar a qualidade das refeições nos restaurantes e a gastronomia brasileira poderá reduzir sua atratividade junto a turistas.

PROFISSIONALIZAÇÃO – SEM DESCANSO

Quem visita a ABRASEL SP nos fins de semana percebe que entidade não descansa: havia cursos de hamburgueria, baristas,
barman; além de eventos sobre cachaça, promovidos pelo Bares SP com professores especializados em cada área. O curso de empreendedor, durante a semana, tem tido inscrições esgotadas. A ESBRE é mais um sucesso da ABRASEL e neste ano realizará muitas palestras específicas sobre várias matérias para quem quer aprofundar seus conhecimentos.

DINAMARCA DERRUBA RESTRIÇÕES À COVID

A Dinamarca não tem mais restrições à Covid. Com 80% da população vacinada, menos de 10% de UTIs ocupadas e muita preocupação com o retorno de estudantes às aulas, o país conclui que poderá conviver com o vírus. A ABRASEL segue trabalhando para podermos chegar cada vez mais desse patamar e fazer com que a população tenha confiança na segurança do nosso setor.

REFORMA DO ESTATUTO

Visando reformar os estatutos e aperfeiçoar a governança responsável e democrática da ABRASEL, todas as seccionais das 27 unidades federativas estão alterando seus estatutos. A assembleia em São Paulo já teve o edital enviado aos associados. Será criado um conselho consultivo, o que ajudará na forma das lideranças contribuírem com a administração.

OUTROS PROJETOS DISCUTIDOS PELA DIRETORIA

Nas reuniões ordinárias houve discussões sobre implantação de parklets, mesas nas calçadas, cobranças de TPUs e homenagem ao colega Geraldo Magela (Consulado Mineiro). Na área jurídica estamos acompanhando ações contra lei das grávidas, Enel, água grátis, reajuste de aluguéis, recuperação do IPTU pago na pandemia, negociado sobre legislado (no STF), denúncia do SINHORES ao MP, ações contra convenções coletivas e pela validade dos acordos, recuperação de tributos, direito ao REFIZ e ao SIMPLES e outros.

Em breve traremos novidades sobre nossa nova vitória da Abrasel, a cobrança do ICMS sobre os vinhos no regime especial. Aguardem!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here