Fenep conta com grupo de assessores pedagógicos para orientar os sindicatos e associados

0
168

Os Sinepes e suas instituições associadas contam com um importante suporte na área pedagógica por meio da Fenep. Desde 2016, a Federação possui um Colégio dos Assessores Pedagógicos do Ensino Privado (Capep) – formado por profissionais dos Sindicatos filiados – SINEPE/RIO, SINEPE/RJ, SINEPE/ES, SIEEESP, SINEPE/PR, SINEPE/RS, SINEPEMG e SINEPE/AM.

O grupo reúne-se periodicamente, de forma online, para discutir temas que estão na pauta pedagógica das instituições, à luz da legislação educacional vigente. A partir dos encontros, são produzidos documentos e orientações enviados aos Sindicatos que repassam as suas instituições associadas. Entre os temas em destaque nas reuniões do Capep estão a data “de corte”, bloco alfabetizador, progressão parcial, transtornos de aprendizagem, inclusão dos alunos com deficiência, Base Nacional Comum Curricular, metodologias de ensino, avaliações externa e interna, Enem, implementação do NEM, formação continuada dos profissionais, legislações, entre outros.

Para o coordenador do Capep e diretor da Fenep, Pedro Flexa, o grande diferencial da iniciativa é a possibilidade de trocas e socialização de ideias e experiências entre os profissionais, que possibilitam uma ação mais efetiva para a solução que as instituições necessitam.

“A diversidade de Sinepes proporciona uma cobertura panorâmica e um monitoramento sobre as tendências e desafios em cada região do país. Os questionamentos que chegam às assessorias pedagógicos de cada Sindicato permitem aos integrantes do Capep mapear a situação em todo território nacional. A troca de informações gera maior consistência à ação da própria instituição atendida, que partilha orientações fundamentadas pelo conhecimento de outras realidades educacionais”, destaca Flexa.

Para ele, as escolas têm muito a se beneficiar com o olhar abrangente dos profissionais das assessorias pedagógicas dos sindicatos que, através de uma postura de pesquisadores e a partir das próprias experiências em sua atuação, levam às equipes gestoras orientações que trazem segurança na tomada de decisão.

Flexa lembra que, nos dois últimos anos, o Capep teve atuação importante no auxílio às escolas para atravessar o período do isolamento social, com as aulas remotas. “Oferecemos, através dos canais de comunicação dos sindicatos, suporte pedagógico, legal e técnico às suas redes de associados. Esse trabalho foi resultado de reuniões constantes entre os membros do Capep para troca de experiências educacionais com modelos de ensino remoto e sugestões de atividades bem-sucedidas em cada região, e até internacionalmente”, relata o coordenador.

Fonte: Fenep

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here