Qualidade do ar com foco na saúde das pessoas

0
4
Leonardo Cozac, diretor de Operação da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava)
Leonardo Cozac, diretor de Operação da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava)

Nesta edição do Cebrasse News entrevistamos o engenheiro Leonardo Cozac, diretor de Operação da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), sobre um tema essencial: o ar que respiramos! A Abrava representa quatro setores da economia, que compreende toda a cadeia produtiva: indústria, comércio e serviço. Gera cerca de 290.000 empregos diretos e indiretos.

Além de ser um importante segmento econômico, tem um papel importante na conscientização da população sobre a qualidade do ar. Para o especialista, a falta de conhecimento da sociedade é um fator que preocupa. Ele lembra que da mesma maneira que as pessoas, de uma forma geral, se preocupam com a água que bebe, devem reconhecer a importância do ar que é fornecido. Ele também explica Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno (PNQAI), conquistado em 2021. Confira a entrevista:

Cebrasse News – O que é o PNQAI, qual o objetivo dessa instância?
Leonardo Cozac
– Trata-se de um movimento da sociedade civil, formado entre organizações não governamentais de diversas áreas do conhecimento e campos profissionais, como membros de um Plano Estruturado. Dedica-se à conscientização da sociedade sobre a importância da Qualidade do Ar Interno (QAI), por meio de estudos, pesquisas, projetos e ações estratégicas. Possui como objetivo promover a saúde e o bem-estar da população aos diversos ambientes fechados (responsáveis por abrigar pessoas em 90% do seu dia), sejam estes com fins de trabalho, estudo, hospitalar, compras, lazer ou mesmo moradia.

O plano foi pensado e estruturado pré pandemia, e lançado em março de 2021. É um plano de longo prazo, estamos no começo da jornada. Nesse momento inicial é formar o Comitê Gestor do PNQAI, que será composto por membros das organizações aderentes. Conseguimos êxitos com mais de 30 organizações representativas da sociedade aderindo formalmente ao plano. E mais de 100 profissionais voluntários que foram devidos em grupos de trabalhos, GTs, para estruturar e operar o PNQAI

Cebrasse News – Houve a conquista de Lei 13589/2018. O que significou essa legislação para o setor?

Leonardo Cozac – É um marco importante, no reconhecimento legal através de uma Lei Federal sobre a importância da manutenção e operação de sistemas de climatização com foco na SAÚDE e BEM ESTAR das pessoas. Um reconhecimento do impacto que uma boa qualidade do ar em ambientes fechados pode trazer benefícios para a sociedade. Os sistemas de climatização sempre foram consumidos com foco no conforto térmico, agora há um inicio de conscientização de sua importância para melhorar o ar que as pessoas respiram em espaços fechados, locais que passamos muito tempo.

Cebrasse News – O senhor pode explicar o que é e como funciona a calculadora gratuita que mede a qualidade do ar interno?

Leonardo Cozac – É uma ferramenta de uso simplificado com base cientifica que calcula o tempo e quantidade de pessoas que podem ficar em um determinado espaço. A pessoa coloca dados como area, uso de mascara, tipo de ventilação, e a calculadora informa o tempo e quantidade de pessoas que podem ficar naquele ambiente com baixo risco de contaminação da Covid-19. Pode ser usado pelas pessoas no dia a dia para avaliar se seus ambientes estão seguros ou não.

Cebrasse News – Como a saúde de empresas, colaboradores e clientes pode ser afetada se a questão da qualidade do ar for ignorada?
Leonardo Cozac –
Pode ser afetada com afastamento de profissionais (absenteísmo), aumento de custas médicas e redução de produtividade. Existem diversos estudos científicos mostrando esse impacto nas empresas, escolas e demais ambientes fechados com baixa qualidade do ar. A pandemia da Covid-19 deixou evidente esse impacto na sociedade, um vírus transmitido principalmente pelo ar.

Cebrasse News – Existe algum calendário de atividades da Abrava/PNQAI que o senhor deseja anunciar para que as pessoas interessadas possam participar, em especial as empresas do setor?
Leonardo Cozac – Todas as principais atividades relacionadas a QAI são constantemente atualizados em nosso site https://www.pnqai.com.br/eventos e midias sociais. E é importante lembrar que o PNQAI é um movimento da sociedade civil. Todos interessados em participar estão convidados. São ações em prol da qualidade do ar com foco na saúde das pessoas. Fica o convite!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here