Apresentação ocorreu durante a 28ª Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental
Quem visitou os estandes da Medik e da Cebrasse na Higiexpo 2022, realizada de 9 a 11 de agosto, em São Paulo, teve a oportunidade de conhecer uma proposta inovadora de proteção à saúde que foi apresentado pela empresa, parceira master da Central. Não, não é um plano de saúde. É o que deixa claro Richard Crivelari, CEO da empresa que está no mercado há três anos, e que oferece desde telemedicina de diversas especialidades até cobertura e descontos de remédios.
“A partir do Analytics, que reúne uma série de dados de saúde populacional e econômicas do setor, que resultou no desenvolvimento desse produto. Foi assim que criamos um modelo que fosse viável economicamente para as empresas e que gerasse um resultado prático na redução de faltas, atrasos e melhorasse o cuidado com a saúde; assim, desenvolvemos um produto focado nas situações que são mais frequentes de saúde. E, nesse caso, o que é mais habitual na vida de uma pessoa? Ela precisa de um médico e de medicamentos”, explica.
A Medik constatou que, hoje, um trabalhador fica em média de três a cinco anos em uma empresa. Nesse período, a chance desse profissional ter uma situação de alta complexidade é muito baixa, menos de 1%. Por outro lado, atualmente 70,2% dos usuários de planos de saúde são de planos empresariais. De acordo com o portal PebMed o reajuste médio dos planos de saúde corporativos (que são oferecidos por empresas para seus funcionários) custo o dobro da média mundial.
Existem vários motivos para que este tipo de serviço seja mais caro. Um deles, citado por Crivelari, é que na prática, 2% de uma população atendida por um plano consome mais de 50% dos recursos. “Um exemplo disso são os casos de alta complexidade, como pacientes oncológicos, ou que precisam de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). E para bancar essas situações, o custo acaba tendo que ser diluído na conta dos outros 98%, que nós chamamos de situação de modos frequentes de saúde”, descreveu.
De acordo com o CEO, o objetivo do modelo de atenção à saúde ofertado é a redução da rotatividade de colaboradores nas empresas, bem como de faltas e de atrasos. Ao oferecer um serviço de telemedicina, no qual o beneficiário pode ser atendido em casa ou até no local de trabalho, o paciente evita o tempo gasto com deslocamento e a empresa oferece um benefício que pode, de fato, melhorar a qualidade de vida dos seus empregados e a um custo possível.
O que é garantido
A Medik garante médicos 24 horas, via telemedicina sem limite de uso. A teleconsulta com médicos generalistas, pediatras, é ofertada 24 horas por dia, através de chamadas de vídeo ilimitadas, para diagnóstico e tratamento da maioria das situações adversas à saúde. Se necessário, o médico poderá prescrever uma receita digital, que é aceita em qualquer farmácia do Brasil.
“O nosso tempo médio de espera para atendimento, para falar com o médico, é em torno de 12 minutos”, garante Crivelari. Segundo ele, quando o cliente liga para 0800 e fala, incialmente, com uma enfermeira, que faz uma pré-consulta e preenche a ficha do paciente. Depois desse rápido processo, o paciente já é encaminhado para o médico. Após a consulta, se necessário, o médico prescreve uma receita eletrônica que é aceita em qualquer farmácia.
Com relação à medicação, a Medik tem uma série de vantagens sobre os planos de saúde tradicionais, que não abrangem em suas obrigações os remédios. “O beneficiário tem direito a uma cobertura de até R$ 200,00 mensais na compra de medicações genéricas tarjadas, aquelas que precisam de prescrição”, disse. O valor não é cumulativo. Além disso, há, também, os descontos de até 80% em remédios de marca, em uma rede de mais de 13 mil farmácias conveniadas em todo o Brasil.
Além das especialidades médicas, há também a oferta de consulta, na abrangência de bem-estar, com educadores físicos, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Também é ofertado atendimento 24 horas de urgência com cirurgiões dentistas em assistência domiciliar, ou em clínicas credenciadas, em todos os estados do Brasil. O serviço funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, para procedimentos de urgência odontológica de baixa complexidade.