A obra é voltada para profissionais de várias áreas envolvidos com checklists, abrangendo avaliações de desempenho de serviços, processos, tarefas e outros fins
Seja para verificar as tarefas de uma rotina, seja listar itens necessários, planejar e executar um bom checklist pode ser um elemento vital para o sucesso de um negócio. Ciente da importância desse processo, o engenheiro, fundador e CEO da Performancelab Sistemas, Fernando Só e Silva, organizou a obra que conta com textos de 32 especialistas. Cada capítulo traz conceitos e insights que poderão ser assimilados com facilidade pelos leitores.
Segundo o autor, o livro busca apresentar princípios teóricos e práticos para criar checklists eficazes, originados de técnicas de avaliação. Profissionais com base em métodos podem perceber a ampla gama de fundamentos necessários para compor checklists de qualidade que podem ser usados no estágio inicial da transformação digital em empresas de serviços e têm justificativa também na experiência prática dos especialistas.
O compêndio atende a profissionais envolvidos com checklists em diferentes áreas, aplicados na avaliação de desempenho, processos ou outras finalidades. De acordo com o organizador, o objetivo do ‘Projeto Checklist -A Vida é um Fazer de Contas, aplique um checklist e faça melhor!’ é fornecer um guia básico que apresente alguns dos fundamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de checklists efetivos, cuja gênesis está nas técnicas de avaliação.
“Mesmo os profissionais com embasamento em métodos e processos poderão descobrir que existem muito mais fundamentos para montar um bom checklist”, afirma Só e Silva na apresentação do livro. Outro aspecto interessante, que o próprio Fernando assinala, é que ele descobriu “a utilização de checklists na aplicação na jornada de transformação digital, neste caso, na operação de serviços recorrentes. Com isso achei necessário o livro trazer também alguns conceitos relacionados a digitalização operacional”, diz.
A iniciativa é apoiada pelo setor de serviços através da Cebrasse. “O Projeto Checklist é, indiscutivelmente, um clássico no assunto, tornando-se leitura indispensável tanto para os fornecedores de serviços quanto para seus clientes. A clareza das ideias e a profundidade das análises fazem deste livro uma ferramenta valiosa para aprimorar a eficiência nos processos empresariais das empresas que atuam nos diferentes setores de serviços. A nossa Central deu o seu apoio por entender que seus associados serão extremamente beneficiados com os conceitos e técnicas nele disponibilizado”, explica João Diniz, presidente da Cebrasse.