Dia Mundial da Limpeza: Abralimp destaca importância da higiene para a promoção da saúde

0
61

Confira as dicas que a Associação preparou sobre a limpeza de ambientes coletivos

Neste 16 de setembro, Dia Mundial da Limpeza 2023 (WorldCleanup Day), a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reforça a importância da limpeza para a saúde das pessoas e a prevenção de doenças.

A limpeza de um ambiente, seja ele um local de trabalho, nossa residência, um hospital ou um espaço de entretenimento, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar de todos que o frequentam. É comprovado que a eficiência da limpeza pode ter um impacto significativo, reduzindo em até 80% a probabilidade de disseminação de vírus comuns.

A falta de uma limpeza adequada, por outro lado, favorece o surgimento de problemas de pele e intercorrências respiratórias, assim como asma, rinite e sinusite. E principalmente as empresas devem estar atentas a esse cenário.

História da data

O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa que começou como uma ação local na Estônia em 2008 e desde então se espalhou para mais de 180 países. A ideia inicial foi a de reunir voluntários para limpar espaços públicos como ruas, parques, florestas e áreas urbanas, enquanto conscientizam sobre a importância de reduzir o lixo, reciclar e adotar práticas mais sustentáveis.

Atualmente, a data é considerada um evento global, que conta com um esforço para criar um planeta mais limpo, saudável e sustentável para as futuras gerações.

Seis dicas para a limpeza em ambientes coletivos

Conheça algumas orientações da Abralimp sobre como realizar a limpeza correta de ambientes coletivos.

1. Planejamento e supervisão profissional: Toda operação de limpeza deve ser cuidadosamente planejada e conduzida por profissionais qualificados que compreendam o processo. A escolha dos produtos químicos, equipamentos e métodos deve considerar as variáveis da limpeza profissional: temperatura, ação química, tempo e ação mecânica.

2. Automação para grandes áreas: Em espaços amplos, como indústrias e shopping centers, a automação é altamente recomendada. Essa estratégia visa otimizar o tempo, controlar a qualidade e reduzir custos, garantindo eficácia na limpeza.

3. Uso de tecnologias: O avanço da tecnologia no setor de limpeza oferece garantias de higiene eficaz. Equipamentos como aspiradores de pó, secadoras de carpete, enceradeiras, vassouras, lavadoras de piso, sopradoras, carrinhos funcionais e produtos químicos específicos são componentes essenciais para alcançar excelência.

4. Higienização de banheiros: Os banheiros, sendo áreas críticas, requerem higienização constante com produtos específicos, como detergentes e desinfetantes neutros, para manter um ambiente seguro e agradável.

5. Cuidados com o piso: A remoção de sujeiras solúveis em água do piso pode ser eficazmente realizada com o uso de mop úmido. Em locais com alto tráfego de pessoas, é recomendável o uso de lavadoras automáticas, pois além de manter o chão limpo, evita problemas relacionados ao cheiro de produtos que podem afetar pessoas alérgicas.

6. Conservação de poltronas e cadeiras: Para garantir a durabilidade e a aparência de poltronas e cadeiras, é fundamental aspirá-las regularmente. Em casos de sujeira específica, como derramamento de líquidos, é crucial utilizar produtos adequados, considerando o material da cadeira para evitar danos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here