Estudo da Cebrasse aponta que setores técnicos, TI e alojamento foram os que mais cresceram

0
26

A Cebrasse realizou um estudo que aponta um crescimento do número de serviços prestados significativo em Áreas Selecionadas: 20% em relação ao trimestre anterior, com destaques para os serviços técnico-profissionais (+119%), serviços de tecnologia da informação (+111%) e alojamento (+108%). “Esse crescimento expressivo em setores específicos pode indicar áreas de rápida expansão e oportunidades de investimento”, observou o diretor técnico da Cebrasse e vice-presidente do Sescon/SP, Jorge Segeti.

Por outro lado, houve queda em segmentos como Transporte. No caso da aviação, a queda foi bem significativa (-266%), transporte rodoviário de cargas (-83%) e outros segmentos do transporte terrestre (-49%). “Essas quedas acentuadas podem refletir desafios estruturais, questões regulatórias ou mudanças no comportamento do consumidor”, disse Segeti.

Já a comparação anual revela contrastes: aose comparar o 4º trimestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior, observa-se uma queda geral de 6% no volume de serviços. “Isso sugere que, apesar dos avanços em certos setores, o setor de serviços como um todo enfrentou dificuldades ao longo do ano”, constatou o diretor técnico.

Outro fato relevante observado é que a receita nominal do setor de serviços esta em alta, tendo um aumento impressionante de 51% em relação ao trimestre anterior. “Os aumentos mais significativos foram em alojamento (+151%), serviços técnico-profissionais (+138%) e serviços de tecnologia da informação (+106%). Esse crescimento na receita indica que, apesar dos desafios, há uma valorização considerável nos serviços prestados”, constatou Segeti.

O diretor técnico conclui que o documento mostra um desempenho bastante variado entre os diferentes setores do serviços, destacando a complexidade do setor e a importância de analisar segmentos específicos ao invés de generalizações amplas.

Confira o estudo completo no link:

Setor de serviços no 4º trimestre de 2023

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here