Os 5 serviços mais terceirizados no Brasil

0
23

80% das empresas brasileiras terceirizam alguma atividade do negócio. Esse é um dado que mostra como este modelo de contratação é benéfico para os mais diversos setores.

Indústrias, condomínios, edifícios corporativos, instituições financeiras, segmentos como logística, varejo e muitos outros se tornam mais produtivos, estratégicos e focados no core business ao contratar um serviço especializado, capaz de disponibilizar mão de obra de forma eficiente, desde a implementação até o acompanhamento e gestão das equipes de trabalho.

Tudo isso ainda permite que a empresa reduza e controle seus custos com encargos sociais, trabalhistas, treinamentos, equipamentos e insumos inerentes aos serviços.

Terceirização de serviços nas empresas

O setor de serviços é responsável por 70% do mercado de terceirização no país. Saiba quais são os mais buscados e compreenda seus benefícios.

Segurança patrimonial

A terceirização da segurança patrimonial é uma das principais demandas das empresas brasileiras. Uma necessidade que permeia os variados setores porque, infelizmente, vivemos em um país onde a insegurança predomina e garantir a proteção de ambientes, bens materiais e das pessoas, faz com que a atividade seja essencial para o funcionamento e continuidade dos negócios.

O serviço engloba as categorias:

Vigilância armada

Vigilância desarmada

Vigilante de Segurança Pessoal Privada (VSPP)

Vigilante Premium

Vigilância com cães

Vigilância com veículos

Saiba mais sobre as categorias de vigilantes aqui.

Ainda, há também toda uma gama de possibilidades e soluções tecnológicas.

O tipo do serviço é determinado pela necessidade específica em cada segmento, mas o objetivo é sempre o mesmo, tornar a segurança mais eficiente e estratégica, inibir a ações criminosas e agir de forma responsiva e assertiva, diante de possíveis ocorrências.

A terceirização da vigilância patrimonial promove:

Maior eficiência das operações, que se tornam especializadas, equipadas com tecnologia de ponta e planejadas de forma estratégica com base nas vulnerabilidades do lugar.

Profissionais capacitados pelo curso de formação de vigilantes, reciclados a cada dois anos.

Regularidade perante a Polícia Federal, responsável pela fiscalização da atividade no país.

Limpeza e conservação

Onde há pessoas trabalhando existe a necessidade de um ambiente limpo e organizado, que proporcione bem-estar e que garanta a segurança de todos que convivem e frequentam o ambiente.

Esta é uma tarefa que pode não estar diretamente ligada ao negócio principal da maioria das organizações, mas sua falta atrapalha significativamente a produtividade e os resultados.

As vantagens da terceirização, neste aspecto, são:

Maior qualidade na limpeza, devido ao know-how da prestadora de serviços especializada para atuar com qualidade técnica.

Redução de gastos com EPI ‘s, equipamentos e materiais para a realização das tarefas, etc.

Maior investimento de esforço e energia no negócio principal, visto que o que for referente a limpeza e conservação dos ambientes se torna responsabilidade da terceirizada.

Recepção

A figura da recepcionista pode ser necessária em diversas situações: prédios comerciais, instituições de ensino, médicas e hospitalares, indústrias e até mesmo em alguns condomínios que possuem uma estrutura maior.

Por isso, a terceirização é uma alternativa buscada quando o objetivo é o aumento da qualidade do atendimento. Mas, as funções dessa atividade ainda vão além e envolvem:

Atender e cadastrar clientes e visitantes que circulam no espaço físico da empresa

Receber ligações, esclarecer dúvidas, registrar recados e direcionar ramais

Gerenciar agendas de reuniões, reserva de salas e espaços

Receber correspondências e pacotes enviados à empresa

Para a empresa, os principais benefícios são:

Contratações mais assertivas e especializadas, pois a recepcionista deve ter não só habilidades interpessoais, mas também noções administrativas e treinamento quanto aos protocolos específicos de cada local.

Garantia de ocupação dos postos de trabalho, pois uma recepção nunca pode estar vazia. Com a terceirização, se um colaborador fica doente ou precisa se ausentar por qualquer motivo, ele é substituído imediatamente.

A recepção também é uma parte do controle de acesso em algumas empresas, por isso, contar com profissionais qualificados é importante em termos de segurança.

Portaria

A portaria é responsável pelo controle de acesso, ou seja, é a gestão da entrada e saída de visitantes em estabelecimentos, prédios comerciais, condomínios e qualquer tipo de instalação.

Portanto, a atuação desse profissional é identificar as pessoas e assegurar a liberação das mesmas mediante autorização, impedindo ou minimizando o risco de ações criminosas.

A portaria pode ser: humanizada, remota ou híbrida. Entenda melhor aqui.

A terceirização desses serviços, permitem:

Maior eficiência do controle de acesso

Integração eficiente entre pessoas e tecnologia

Supervisão da operação, acompanhamento e otimização

Bombeiro Civil

A presença do bombeiro civil é importante para que empresas possam existir e funcionar com segurança. A função pode ser aplicada em diferentes contextos e correspondendo às necessidades específicas de diferentes segmentos.

Em alguns casos, é obrigatório. A NBR 14608/2007 da ABNT, por exemplo, estabelece que condomínios residenciais e indústrias que armazenem produtos ou materiais químicos em um espaço superior a 10.000 m², precisam da presença do bombeiro civil. A depender do estado e município, ainda podem haver outras exigências.

Neste caso, além de todos os benefícios da terceirização, ainda existem vantagens diretamente relacionadas à função como:

Todos os dispositivos, acessórios, uniformes e aparatos, inerentes ao bombeiro e necessários para uma operação eficiente, são responsabilidade da empresa contratada.

Os colaboradores são qualificados, com formação e reciclagem regularizados e devidamente habilitados pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: https://www.sousecurity.com.br/blog/os-5-servi%C3%A7os-mais-terceirizados-no-brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here