![texto7 Ebook “Adoção das tecnologias de Internet das Coisas (IOT) no Facility Management do setor de saúde no Brasil”](https://i0.wp.com/blog.cebrasse.org.br/wp-content/uploads/2024/12/texto7.jpeg?resize=696%2C522&ssl=1)
Documento destaca a utilização da internet das coisas no setor de saúde no Brasil
A ABRAFAC, por meio do Comitê Técnico Facility Management em Serviços de Saúde, acaba de divulgar uma relevante pesquisa sobre a adoção de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) aplicadas à gestão de facilities no setor de Saúde no Brasil em forma de ebook.
Intitulada “Adoção das tecnologias de Internet das Coisas (IOT) no Facility Management do setor de saúde no Brasil”, a publicação teve como base a pesquisa realizada no segundo semestre de 2023 diretamente ou em áreas correlatas ao FM em instituições de saúde no território nacional.
Chamada de Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), a quarta onda da inovação baseia-se na evolução tecnológica que pode melhorar os processos nas áreas de Facility Management através da Internet das Coisas (Iot) – do inglês “internet of things”.
De acordo com Marcelo Boeger, Diretor dos Comitês Técnicos, “a ABRAFAC, como veículo de disseminação de conhecimento e boas práticas, não podia deixar de trazer um aprofundamento sobre a temática, cada dia mais relevante na área de Facilities de diversos setores.”
Responsável por desenvolver uma atividade complexa para o funcionamento de toda a infraestrutura dos ambientes de saúde, com diversas variáveis que dependem da atuação minuciosa de diferentes áreas e profissionais, o setor de FM vem sendo impactado por esta evolução.
Com isso, a partir dos resultados apurados na pesquisa foi feito um diagnóstico de dados como nível de interesse, conhecimento, adoção e potenciais gargalos à implementação de IoT.
Estruturada para facilitar a leitura e consulta, a publicação teve a pesquisa e o desenvolvimento realizados pelos membros do Comitê – com a participação de dois especialistas na área.
De forma objetiva, apresenta um panorama de como as áreas de suporte para a operação do sistema de saúde – em especial facilites e manutenção – têm sido afetadas no Brasil e como a adoção de inovações tecnológicas pode atuar direta ou indiretamente na gestão em geral.
Além disso, o documento conta com sugestões de melhorias não apenas para o setor, mas também para os profissionais envolvidos, além de discussões, orientações gerais e considerações cuja finalidade é despertar a reflexão.A pesquisa está disponível para download gratuito na Biblioteca ABRAFAC
Fonte: https://abrafac.org.br/conhecimento/abrafac-acaba-de-publicar-pesquisa-sobre-iot/