Ar-condicionado e ventilação como aliados no inverno e em períodos de baixa qualidade do ar

0
112

Nas últimas semanas, em algumas regiões do país, a qualidade do ar tem se mantido ruim, abaixo dos níveis considerados seguros para a saúde. Durante o inverno, é comum manter portas e janelas fechadas, o que reduz a circulação natural do ar e favorece o acúmulo de poluentes e micro-organismos em ambientes internos. Esse cenário, aliado aos baixos índices de umidade relativa do ar, coloca a saúde em estado de alerta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar esteja entre 40% e 60%, faixa considerada ideal para o conforto e a saúde humana. No entanto, em várias regiões, os índices têm caído para 20% a 30%. A escassez de chuvas — que funcionam como um “lavador natural” do ar — agrava ainda mais a situação.

O Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno — alerta que o ar seco e poluído afeta diretamente a saúde, aumentando o risco de doenças transmitidas pelo ar. Considerando que um adulto respira mais de 10 mil litros de ar por dia (cerca de 450 litros por hora) e passa aproximadamente 90% do tempo em ambientes fechados, a respiração de ar seco compromete as mucosas respiratórias, que são barreiras naturais de defesa do organismo. Isso facilita a transmissão de doenças respiratórias, alergias, irritações, tosse e até sangramentos nasais.

Segundo a entidade, sistemas de climatização e umidificadores podem contribuir para melhorar a qualidade do ar interno em períodos secos. Para garantir um ar adequado, recomenda-se renovar completamente o ar de um ambiente a cada 10 a 15 minutos, removendo contaminantes suspensos. A ABRAVA ressalta que sistemas de climatização bem projetados, instalados e mantidos proporcionam conforto térmico e segurança à saúde.

É importante manter a manutenção do ar-condicionado em dia. Quando usado com filtros adequados e, se necessário, associado a um umidificador de ar (abastecido com água previamente fervida), o equipamento ajuda a eliminar microrganismos e a manter a umidade ideal. Além de controlar a temperatura, o ar-condicionado com filtragem eficiente contribui para a renovação e purificação do ar, reduzindo poeira, partículas em suspensão e agentes alergênicos.

Um sistema de climatização mecânico pode desempenhar diversas funções que favorecem não apenas o conforto térmico, mas principalmente a qualidade do ar interno:

  • Ventilação: distribuição e renovação adequadas do ar.
  • Controle de temperatura: manutenção do conforto térmico.
  • Controle da umidade: por meio de umidificação ou desumidificação.
  • Renovação do ar: mistura do ar externo com o interno, diluindo contaminantes.
  • Filtragem: remoção de poluentes e partículas.
  • Distribuição homogênea: evitando zonas de estagnação (“bolsões de ar”).

O Qualindoor faz uma ressalva para ambientes não residenciais que utilizam aparelhos do tipo split: é fundamental adotar sistemas de filtragem e renovação eficientes para garantir a adequada circulação e qualidade do ar, mantendo material particulado e gases em níveis seguros.

A ABRAVA recomenda sempre contratar profissionais qualificados para avaliar o ambiente, projetar, instalar e realizar a manutenção dos sistemas, assegurando que tudo seja feito conforme leis e normas técnicas, em benefício de todos.

Para mais informações, acesse: www.abrava.com.br

Fonte: https://abrava.com.br/ar-condicionado-e-ventilacao-como-aliados-no-inverno-e-em-periodos-de-baixa-qualidade-do-ar/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here