SINFAC-SP participa de última reunião do ano do Conselho Consultivo da ACSP, com Afif e Kassab

0
31

A última reunião de 2025 do Conselho Consultivo das Entidades Representativas Parceiras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) reuniu Guilherme Afif Domingos, secretário extraordinário de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo, e Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Governo de São Paulo. Representando o SINFAC-SP e a ABRAFESC, que integram o Conselho Consultivo, o presidente Hamilton de Brito Jr. participou do encontro, realizado na quinta-feira (4/12), no edifício sede da entidade.

Durante a reunião, Kassab pontuou que o voto distrital se trata de “uma das principais saídas para melhorar o cenário atual da política brasileira”, destacando que essa modalidade eleitoral aproxima o político do eleitor e amplia a representatividade.

Afif afirmou que, a partir do próximo ano, as reuniões do Conselho, que atualmente ocorrem mensalmente, deverão acontecer com mais frequência, ressaltando a importância da união de múltiplos setores para a construção de soluções comuns. “Não é cada um lutando apenas pelo seu setor, mas entendendo que todos dependem de mudanças no ambiente econômico para melhorar seu desempenho. A ACSP cumpre o papel de ser um fórum que abre espaço para a palavra e o pensamento de todos, a fim de encontrarmos soluções conjuntas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.

Presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine destacou a relevância do Conselho Consultivo. “Todos os setores produtivos que geram a verdadeira receita, renda, emprego e trabalho estão aqui representados por cada um de vocês. Isso significa que fazemos parte do momento produtivo, do setor que realmente empreende”.

A reunião ainda contou com a presença de Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e da FACESP; Rogério Amato, presidente do Conselho Superior da ACSP; e Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais.

O Conselho Consultivo da ACSP atua como um espaço estratégico de diálogo e formulação de propostas voltadas a grandes temas nacionais. Suas discussões abrangem áreas como economia, infraestrutura, varejo e políticas públicas que influenciam o cenário empresarial brasileiro. Além de estimular a troca de ideias entre representantes de diversos segmentos, o Conselho reforça a importância da livre iniciativa e o compromisso com o fortalecimento das instituições democráticas.

Evento na FecomercioSP 

Na mesma semana, Hamilton marcou presença na última reunião plenária deste ano das diretorias da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), da qual faz parte, e do Centro do Comércio do Estado de São Paulo (Cecomercio).

O encontro, realizado no dia 1º/12, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, apresentou um balanço das principais ações da entidade ao longo do último semestre e trouxe um debate que não poderia ser mais oportuno: qual é o espaço do Brasil em um mundo que está se transformando rapidamente.

Marcos Troyjo, economista, cientista político e diplomata, ministrou uma palestra aos empresários presentes. “Estamos diante de um mundo em metamorfose, em que a palavra de ordem já não é mais a globalização intensiva. Ainda podemos ver aquele antigo, só que pelo espelho retrovisor. Nós estamos caminhando para um outro. Se naquele os temas de meio ambiente, pautas sociais e de governança imperavam, agora estamos em um cenário em que a economia, a segurança e a geopolítica darão as regras do jogo”, afirmou.

Para Ivo Dall’Acqua, presidente em exercício da FecomercioSP, esse ambiente está sendo marcado por fortes disputas tecnológica e comercial. “Convivemos com crises simultâneas — política, econômica, jurídica e climática. Diante de tudo isso, qual é o lugar do Brasil nessa nova economia global? É certo que temos vantagens estratégicas. Por outro lado, amargamos carências que limitam o nosso alcance”, ponderou. O encontro ainda teve a apresentação de um concerto.

Fonte: https://www.sinfacsp.com.br/noticia/sinfac-sp-participa-de-ultima-reuniao-do-ano-do-conselho-consultivo-da-acsp-com-afif-e-kassab

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here