Uma população superior à grande maioria das cidades brasileiras deve se beneficiar duplamente com a entrada da Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE) no trabalho que a Central Única das Favelas (CUFA) e o grupo de voluntários Vamos Fazer Juntos desenvolvem já há cerca de dois anos, junto a 30 comunidades carentes na região de Pedreira, zona sul da capital paulista.
Além de continuar participando de atividades como a do último sábado (3/10), quando foram arrecadadas 150 cestas básicas, brinquedos e cartelas de ovos para 350 famílias locais, os associados à Cebrasse foram convidados pelo presidente João Diniz a enriquecer esta atuação social com a abertura de oportunidades de trabalho para os jovens entre 14 e 24 anos, dentro dos programas oficiais destinados a menores e aprendizes.
“Vamos, inicialmente, atrai-los por meio de cursos e treinamentos visando a futura empregabilidade, e assim, tirá-los aos poucos da vulnerabilidade que todos sabemos ser pródiga em incentivar condutas ilícitas”, afirma o dirigente, ao frisar que o grande objetivo em mira é mudar para sempre a vida dessas pessoas.
A ideia foi muito bem recebida pelos mentores da campanha, e já na próxima quarta-feira (7/10) haverá a primeira reunião com a CEBRASSE para a definição dos próximos passos neste sentido.
CORRENTE DO BEM
Entusiasmada com os resultados do último sábado – quando se arrecadou mais que o dobro dos donativos inicialmente previstos – Lilia Oliveira, uma das mentoras do “Vamos Fazer Juntos”, está confiante no futuro da iniciativa.
“O que recebemos aqui ontem já garantiu uma próxima leva de famílias atendidas, e com a perspectiva aberta pela CEBRASSE no campo da profissionalização, resultados a longo prazo também hão de surgir”, prevê a empresária.
Segundo ela, essa verdadeira corrente do bem começou em agosto, quando SINDPRAG e APRAG, sindicato e associação – respectivamente – representantes do setor de combate a pragas urbanas, participaram de campanha semelhante, valendo-se para isso a receita obtida com um curso oferecido com preço promocional aos seus associados.
“Na entrega, vimos um pessoal muito dedicado e organizado”, recorda o presidente do SINDPRAG, Antônio Marco França Oliveira, ao explicar como se apaixonou pela causa.
Seu colega, da APRAG também confessa a grande realização pessoal proporcionada pelo fato de ajudar pessoas que tanto precisam, e num momento tão crítico como o atual.
Para ambos, a pronta adesão da CEBRASSE foi fundamental para o sucesso do dia 3 de outubro, que agora tem tudo para se repetir e receber um forte viés no campo do emprego.
Sensação semelhante tem o presidente do SINFAC-SP, sindicato que representa o fomento comercial no Estado de São Paulo. “Nos orgulha muito participar desta ação social, a CEBRASSE está de parabéns pela iniciativa e o sucesso do evento”, acrescenta Hamilton de Brito Junior, para quem a máxima de que “juntos somos sempre mais fortes” novamente tem tudo para prevalecer.
Por Wagner Fonseca