CNE: Mudanças no Novo Ensino Médio é o tema mais “sensível” do segundo semestre

0
101

FENEP acompanha de perto debates e proposições de mudanças no modelo de ensino

O Novo Ensino Médio continuará sendo o centro de discussões e debates no Conselho Nacional de Educação. De acordo com a presidente da Câmara da Educação Básica, Amábile Pacios, o tema é o mais sensível no momento tanto no colegiado quanto no Grupo de Trabalho (GT) do Ministério da Educação. “Estamos acompanhando o GT junto com o Consed e o Fórum Nacional de Educação”, comentou.

Amábile, que também é vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), apontou que a proposta elaborada pelo ministro Camilo Santana após a consulta pública foi encaminhada à Câmara dos Deputados no último dia 8. “Duas mudanças mais significativas podem ser esperadas. A alteração da nomenclatura de ‘itinerários’ para ‘percursos’, com a redução da quantidade, e o aumento da carga horária das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, informou.

A pauta está em discussão pelos deputados federais com o Projeto de Lei 1.299/2023. A proposta altera os sistemas de ensino, em regime de colaboração e define o cronograma de implementação dessas ações. O Poder Executivo, no prazo de um ano, regulamentará as medidas.

Insegurança

A suspensão do cronograma de implantação do Novo Ensino Médio, em abril, provocou inúmeras inseguranças nas instituições de ensino. Para acalmar os gestores, Amábile faz uma recomendação. “A sugestão para as escolas, sobretudo as particulares, é que mantenham os seu currículos como foram aprovados nos Conselhos Estaduais de Educação e aguardem até que esses órgãos alterem, mudem ou orientem as suas implantações das propostas pedagógicas”, explicou.

A FENEP acompanha e participa ativamente do debate sobre as alterações do novo modelo de ensino. A entidade é contrária à revogação completa e apoia mudanças que mantenham o propósito original do Novo Ensino Médio.

Fonte: Fenep

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here