Diretor da APM tira dúvidas sobre a vacinação contra o covid-19

0
90
Diretor da APM tira dúvidas sobre a vacinação contra o covid-19

Bilhões de pessoas em todo o planeta esperam com ansiedade o anúncio de uma vacina no combate ao novo coronavírus. Enquanto isso, as normas de controle adotadas contra a propagação da doença continuam as mesmas instituídas há cem anos, durante a epidemia de gripe espanhola: distanciamento social, uso de máscaras e lavagem das mãos. Outro item essencial é a informação embasada em fatos e fontes confiáveis. Neste sentido, a Cebrasse News iniciará esta semana uma série de entrevistas com especialistas de entidades filiadas. Na primeira matéria, as perguntas foram respondidas pelo o diretor da Associação Paulista de Medicina (APM), o pediatra Marun David Cury. Confira:

Cebrasse News – O que é um coronavírus?

Marun David Cury – Os coronavírus são uma família de vírus comuns em muitas espécies de animais, tais como gatos e morcegos etc. E a covid-19 é uma doença causada pelo coronavirus sars-cov-2, que dentre os sintomas que provoca o mais grave é respiratório.

Cebrasse News – Como funcionam as principais vacinas que estão sendo testadas contra a covid-19?

Marun David Cury – Oxford-Astrazeneca, Sputinik (russa) e Johnson & Johnson contem adenovírus atenuado, que tem parte do material genético do sar-covid-19 e estimula a produção de anticorpos capazes de eliminar o vírus. Sinovac (chinesa) é constituída de coronavírus atenuados, que estimulam o organismo a produzir anticorpos contra o vírus. Pfizer e Biontech (BNT162) e Moderna (nRNA-1273) – as duas americanas – fazem com que o corpo produza a mesma proteína que o corona utiliza para entrar nas células. Ao fazer isto, o sistema imune é obrigado a produzir anticorpos para neutralizar a proteína do verdadeiro corona e impedir a infecção.

Cebrasse News – Todas as pessoas devem ou podem ser vacinadas?

Marun Dadid Cury – A vacinação deve ser para todos os cidadãos, obedecendo um plano de imunização do Ministério da Saúde. O ideal é que as todas as pessoas sejam vacinadas, mas há recomendações específicas para pessoas com alergias severas, em tratamento de doenças autoimunes e de câncer. Provavelmente serão necessárias duas doses, mas o controle será determinado pela cobertura vacinal da população, que poderá iniciar a partir de 2021

Cebrasse News – Estamos atrasados na corrida da vacinação?

Marun David Cury – Não, visto que a liberação das vacinas será realizada em regime de urgência, o que não é e usual.

Cebrasse News – Uma vez que uma vacina receba a aprovação para uso emergencial, ela ainda continuará sendo testada?

Marun Dacid Cury – Sim, a pesquisa médica continuará.

Cebrasse News – A população deve continuar usando máscara e utilizando protocolo contra a covid-19 mesmo depois de vacinado?

Marun Davis Cury – Sim. É fundamental que a gente continue mantendo distanciamento social, utilizando máscara e lavando as mãos.

Cebrasse News – Como o senhor imagina o cenário de 2021?

Marun David Cury – Almejamos um maior controle da doença e que uma vacinação anual seja iniciada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here