Uiara Caromano Treviso *
Uma empresa funciona exatamente igual a um organismo, repleta de estruturas que funcionam de maneira interdependentes. Pensando nisso, a gestão operacional surge para garantir que a execução e a relação entre todos esses processos se deem de maneira eficiente.
A gestão operacional se responsabiliza por toda a parte operacional da empresa, que no caso de uma controladora de pragas, podemos dizer que nada mais é que o seu coração.
Atividades não alinhadas entre as equipes, acarretam falhas técnicas e baixa produtividade, consequentemente aumentando as reclamações de clientes e perdas contratuais.
Uma empresa tem dependência do trabalho entre seus colaboradores, havendo a necessidade de que o mesmo seja coordenado e bem elaborado e se um deles fugir desse alinhamento, todo o sistema se desequilibra.
Pensando dessa forma, é essencial que em uma empresa de controle de pragas, tenha um profissional ou um conjunto de profissionais, responsável em garantir que a execução dos processos operacionais, estejam em de acordo com a padronização da empresa.
Ao implantar o gerenciamento operacional, a empresa terá aumento da satisfação dos clientes e maior procura pelos produtos ou serviços, melhorando o seu engajamento, produtividade e, consequentemente, lucros.
Para que seja possível esse gerenciamento, deve-se haver a implantação dos processos de planejamento, organização, direcionamento e controle do setor operacional.
O planejamento é primordial para qualquer setor, afinal, devemos planejar para onde queremos ir ou para onde não queremos ir de jeito algum.
Na organização devemos definir procedimentos e o papel de cada colaborador em cada realização de serviço. Devemos definir os papéis e como haverá a integração e relacionamento entre eles e os procedimentos a serem implantados.
Com o direcionamento devemos definir um foco que seja comum entre a empresa e seus colaboradores, para que assim os objetivos sejam alcançados com a colaboração de todos. Por isso uma gestão onde haja um líder que consiga transmitir confiança, respeito e motivação, torna-se importante.
E por fim, o controle, onde haja como mensurar todas as operações dentro do setor. Por isso a importância de índices e parâmetros que proporcionem a elaboração de metas e dos relatórios gerenciais operacionais. Lembre-se: só podemos melhorar aquilo que podemos mensurar.
É fato que a gestão operacional é um dos pilares da empresa controladora de pragas, pois garante a eficiência na realização do serviço, controle de pragas e consequentemente no sucesso da empresa. Portanto, não feche os olhos para a operação. Não a deixe solta. Quanto mais atenção você dedicar a ela, mais bem-sucedida será sua controladora.
(*) Uiara Caromano Treviso é responsável técnica na Biobrasil Soluções Ambientais