Congresso FENEP 2024 destaca a Educação e a Revolução Digital

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Professor Antônio Eugênio Cunha, presidente da FENEP, e Amábile Pacios, vice-presidente da FENEP, conduzem o Congresso FENEP 2024
Professor Antônio Eugênio Cunha, presidente da FENEP, e Amábile Pacios, vice-presidente da FENEP, conduzem o Congresso FENEP 2024

Especialistas debateram os principais desafios atuais da educação brasileira em evento online com mais de 6h de duração no último dia 30

A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) realizou, no último dia 30 de agosto, o Congresso FENEP 2024. Com o tema “Educação e a Revolução Digital: Como desejamos o futuro do Brasil”, o evento reuniu virtualmente educadores, gestores e especialistas para discutir os desafios e oportunidades da educação brasileira na era digital com uma programação com mais de seis horas de duração sobre os tópicos relevantes para toda a comunidade educacional.

A jornada de conhecimento iniciou-se às 9h com a abertura oficial conduzida pelo presidente da FENEP, Antônio Eugênio Cunha, e a vice-presidente da Federação, Amábile Pacios, que “ressaltaram a importância de entender como a transformação digital pode ser uma aliada da educação, sem deixar de lado os cuidados necessários para garantir um uso responsável e consciente das novas tecnologias”.

Em seguida, o psicoterapeuta Leo Fraiman apresentou sua palestra “Uso responsável de tecnologias e mídias”, enfatizando “a necessidade de estabelecer práticas saudáveis e responsáveis no uso da tecnologia, tanto por parte dos alunos quanto dos educadores”. Em moderação e comentários da professora Elaine Saldanha, Fraiman comentou sobre o papel de cada agente – pais, professores e gestores educacionais – no desafio dos tempos atuais.

Na sequência, os psicanalistas Jane Haddad e Geraldo Peçanha lideraram um debate “Educação infantil como estrutura da boa aprendizagem”, com mediação da diretora da FENEP Esther Cristina. Os palestrantes apresentaram dados e pesquisas que comprovam como uma educação infantil bem estruturada pode impactar positivamente o desempenho escolar nas fases seguintes da vida educacional. Eles também abordaram questões importantes sobre a saúde mental e como as escolas e os professores podem colaborar com os alunos neste aspecto da vida. “A melhor forma da escola combater o momento que ela está vivendo é se permitir presencialidade, para que as crianças tenham tempo de compreender o que está acontecendo ao seu redor”, exemplificou Jane.

A manhã prosseguiu com a palestra “Formação de Professores – Avaliação e regulação das IES” focada na formação superior de docentes com as palavras experientes da professora Amábile Pacios e a mediação do professor Eugênio. Amábile destacou as mudanças recentes da regulamentação e comentou que “a formação dos professores deve acompanhar as mudanças nas diretrizes educacionais e nas demandas tecnológicas para que eles estejam preparados para o futuro da educação”.

Após o intervalo para almoço, o evento retomou com uma apresentação especial em comemoração ao centenário da Associação Brasileira de Educação (ABE), conduzida pelos professores Paulo Gomes e Delmo Morani, “relembrando a trajetória da ABE na defesa de uma educação inclusiva e de qualidade ao longo dos anos”.

Em seguida, a tarde foi marcada por debates importantes sobre gestão escolar e inclusão educacional. O advogado Emerson Casalli e o administrador Augusto Pelúcio discutiram estratégias para uma gestão administrativa e financeira eficiente nas escolas, explorando “como uma gestão eficiente e transparente é fundamental para a sustentabilidade das instituições de ensino”. A mediação ficou sob a responsabilidade do vice-diretor administrativo da FENEP, Lucas Silva. Um dos pontos mais importantes foi o esclarecimento sobre os impactos da Reforma Tributária para as instituições particulares de ensino.

A professora Amábile Pacios e o advogado da FENEP, Diego Muñoz Donoso, abordaram o desafio da “Inclusão com responsabilidade, sustentabilidade, razoabilidade e qualidade”. Além da experiência de longa trajetória como gestora educacional e empreendedora, Amábile pontuou aspectos legais que merecem a atenção. Sua fala foi ecoada pela mediação da vice-diretora de assuntos institucionais, Ana Elisa Dumont. Esses pontos foram detalhados pelo advogado da FENEP. “É importante criar políticas educacionais que considerem a diversidade dos alunos e promovam um ambiente acolhedor e equitativo para todos, ao mesmo tempo em que é preciso ser razoável na regulamentação para não excluir muitos outros”, afirmou a vice-presidente da Federação.

Um dos pontos altos do evento foi a palestra de Vitor Margato, representante da Isaac – plataforma de soluções financeiras feita para escolas – sobre os cenários e impactos da inteligência artificial na educação a partir de 2025. Margato “trouxe uma perspectiva inovadora sobre como a inteligência artificial (IA) pode transformar o ensino e a aprendizagem nos próximos anos”, enfatizando “a necessidade de as escolas se adaptarem às novas tecnologias e como a IA pode ser uma ferramenta poderosa para personalizar o aprendizado”. O debate foi enriquecido com os questionamentos e contribuições da Anna Lydia Collares, que representa a FENEP no Rio de Janeiro.

Para fechar a programação, o fundador da Iede, Ernesto Martins Faria, com a palestra “Ensino Médio e a avaliação externa – Pisa”. Faria reforçou “a necessidade de um currículo atualizado e alinhado às competências que serão exigidas dos estudantes no futuro” e comentou sobre a importância de as escolas estarem bem informadas sobre as mudanças do Ensino Médio, bem como as adaptações do Exame Nacional dos Estudantes (Enem). Na ótica do trabalho desenvolvido por ele e nos conhecimentos dos professores Ademar Pereira e Pedro Flexa, foi possível ter uma perspectiva diferenciada sobre como as escolas podem se preparar para as avaliações internacionais.

Ao longo do dia, os participantes tiveram a oportunidade de participar de sorteios de brindes, adicionando um elemento de engajamento à experiência online. “O Congresso FENEP 2024 reafirmou-se como um espaço vital para o debate sobre o futuro da educação no Brasil, se destacando como um importante espaço de debate e aprendizado, trazendo uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que a revolução digital traz para a educação”, celebrou Antônio Eugênio Cunha.

O Congresso FENEP 2024 contou com a parceria dos 24 sindicatos filiados e as empresas parceiras da educação: Isaac Educação, BW Contabilidade, FTD Educação, AFS Intercultura Brasil, Kedu e Estúdio Play. Confira a íntegra do Congresso FENEP 2024 que está disponível aqui.

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