Simpósio reúne lideranças setoriais e política para debater caminhos para o desenvolvimento do Brasil

0
20

Os desafios para o desenvolvimento do país e a construção de um ambiente de negócios mais favorável estarão no centro do “Debate Pelo Brasil para um futuro melhor”, que integra a programação do 19º Simpósio do SINFAC-SP e 6º Congresso da ABRAFESC, marcado para 18 de setembro, em São Paulo (inscrições aqui). Mediado pelo cientista político Fernando Schuller, o painel reunirá o senador Laércio Oliveira; o presidente da FecomercioSP, Ivo Dall’Acqua Júnior; o conselheiro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine; e o presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), João Diniz.

A proposta é reunir diferentes perspectivas para discutir os principais gargalos que ainda limitam o desenvolvimento brasileiro. O debate amplia a abordagem do evento para questões que ultrapassam o cotidiano das empresas de fomento comercial, mas que exercem influência direta sobre a atividade empresarial, os investimentos e as perspectivas econômicas do país.

Para Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP e da ABRAFESC, trazer essa discussão para a programação é uma oportunidade de contribuir para um debate que interessa diretamente aos empresários e profissionais do setor. “Não podemos discutir o futuro das nossas empresas sem olhar para o ambiente em que elas estão inseridas. Reunimos representantes de peso para falar sobre os obstáculos que o Brasil ainda precisa superar e, principalmente, sobre os caminhos possíveis para o crescimento de negócios, empregos e renda”, afirma.

Além de mediar o painel, Fernando Schuller, colunista do Estado de S. Paulo e da TV Bandeirantes, apresentará a palestra “Tendências Políticas e Econômicas”. A participação do cientista político abrirá as discussões do dia com uma análise do panorama brasileiro e as perspectivas políticas e econômicas, temas especialmente relevantes em ano de eleições presidenciais.

A programação do Simpósio e Congresso também contempla assuntos diretamente relacionados aos desafios enfrentados pelas empresas de fomento comercial. O consultor de empresas de FIDC e securitização Ernani Desbesel apresentará a palestra “O momento de mercado e as estratégias de competição e de resultados nas empresas de fomento comercial”, dedicada às práticas e processos que podem contribuir para melhorar a atuação e os resultados das empresas do setor.

Outro destaque será a palestra “Reforma Tributária na Prática para o Mercado Financeiro”, conduzida por Daniel Lória, sócio-fundador da Loria Advogados e ex-diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda. A apresentação abordará os impactos da transição para o novo modelo de tributação sobre o consumo e seus reflexos na rotina e no planejamento das empresas.

As inscrições para o 19º Simpósio do SINFAC-SP e 6º Congresso da ABRAFESC estão abertas. As vagas são limitadas e as novidades sobre a programação e os novos palestrantes confirmados podem ser acompanhadas pelos perfis @sinfacsp e @abrafesc nas redes sociais.

Confira abaixo mais informações sobre o evento.

19º SIMPÓSIO DO SINFAC-SP E 6º CONGRESSO DA ABRAFESC

Data: 18 de setembro de 2026

Local: WTC – World Trade Center – Teatro Av. Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo – São Paulo (SP)

Inscrições: www.sinfacsp.com.br/hotsite/inscricao

PROGRAMAÇÃO*

7h30 – CREDENCIAMENTO

8h30 – ABERTURA

HAMILTON DE BRITO JR.

9h00 – PALESTRA TENDÊNCIAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS

FERNANDO SCHULLER

9h30 – DEBATE PELO BRASIL COM UM FUTURO MELHOR

MEDIADOR – FERNANDO SCHULLER

LAÉRCIO OLIVEIRA – SENADOR

JOÃO DINIZ – CEBRASSE

IVO DALL’ACQUA JÚNIOR – FECOMERCIOSP

ROBERTO MATEUS ORDINE – ACSP

11h00 – COFFEE BREAK E LANÇAMENTO LIVRO FIDC

11h30 – MOMENTO NEGÓCIOS

12h45 – TEMA A CONFIRMAR

13h30 – ALMOÇO

LANÇAMENTO LIVRO FIDC – CLÉLIO GOMES E DANIEL LÓRIA

15h00 – PALESTRA – O MOMENTO DE MERCADO E AS ESTRATÉGIAS DE COMPETIÇÃO E DE RESULTADOS NAS EMPRESAS DE FOMENTO COMERCIAL

ERNANI DESBESEL – CONSULTOR DE EMPRESAS DE FIDC E SECURITIZAÇÃO

16h00 – MOMENTO NEGÓCIOS

17h00 – REFORMA TRIBUTÁRIA NA PRÁTICA PARA O MERCADO FINANCEIRO

DANIEL LÓRIA – SÓCIO-FUNDADOR DA LORIA ADVOGADOS E EX-DIRETOR DA SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA

18h00 – HAPPY HOUR

21h30 – ENCERRAMENTO

*Sujeito a alterações

PATROCINADORES

DIAMANTE: BMP

OURO: BROADFACTOR; CORUJA CAPITAL; DIMENSA; KANASTRA; MENESTYS; ONE7 PARTNERS; SMARTFACTOR; TERCON; UY3; VETERA

PRATA: BSN DIGITAL; CASHFORCE; FOMENTI; MSYS; OURO PRETO; QUICKSOFT; SPC GRAFENO; TITANIUM

BRONZE: DELL; FZ ADVOGADOS; GRAFENO; JUNQUEIRA JR. ADVOGADOS; ORDERBY; PSE ADVOGADOS; QI-TECH; SOLIS INVESTIMENTOS; STANDBY

APOIOS

SINDISFAC-MG; SINFAC-AM; SINFAC-BA; SINFAC-ES; SINFAC-SC

ANBC; CEBRASSE; CRC-SP; FECOMERCIOSP; PORTAL DO FOMENTO; SEBRAE-SP; SESCON-SP; SINDCONT-SP; UQBAR

REALIZAÇÃO

SINFAC-SP ABRAFESC

Fonte: https://www.sinfacsp.com.br/noticia/simposio-reune-liderancas-setoriais-e-politica-para-debater-caminhos-para-o-desenvolvimento-do-brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here